Aracaju: A importância da criança entender a espiritualidade Salesiana

“Educar quer dizer participar com amor no crescimento das pessoas e na construção do seu futuro.”

Há alguns dias foi realizada a Imposição das Cinzas na Educação Infantil do Salesiano Aracaju, ritual que marca o início da Quaresma. Na oportunidade, foi possível notar a concentração e atenção dos às orações e explicações do Diretor Padre Paulo. Ao notar esse comportamento é possível constatar o quanto é importante despertar no coração da criança a dimensão religiosa e a espiritualidade salesiana.
É de fundamental importância explicar a elas e envolvê-las nos momentos litúrgicos, cultivando bons valores que serão aplicados no seu dia-a-dia e ao longo do seu crescimento. “Rezar é importante porque protege e faz a nossa família ficar bem. Quando estamos numa missa temos que ficar bem comportados porque é a casa de Deus, lá podemos conversar com Ele e pedir que Ele nos abençoe.” - contou nossa aluna Liane (6 anos - 1° ano do Ensino Fundamental).
Dom Bosco, o idealizador da formação salesiana, criou o Sistema Preventivo que se baseia no amor, razão e religião, concretizando a espiritualidade cristã na dedicação à formação integral dos jovens, deixando-a como herança aos continuadores de sua obra na forma de um sistema pedagógico, também conhecido como Pedagogia do Amor.
O projeto de educação e evangelização tem como centro a pessoa, na singularidade da sua existência e a missão de ajudá-la a realizar o próprio projeto de vida. Segundo o espírito de Dom Bosco, o amor pelos jovens tem um caráter preventivo e reeducativo: querer bem, querer o bem com a força do amor e da razão, tendo como horizonte a religião.
                “Os três pilares do Sistema Preventivo nos ajudam a compreender a nossa missão, nos prepararmos intelectualmente e humanamente para nossa vida, nos fortalecermos para as dificuldades que teremos que enfrentar, e termos sabedoria para determinadas situações.” – explica Valdemir Augusto (Assistente da Pastoral).
                Nossos jovens merecem, têm direito e necessidade de ser amados por quem os colocou no mundo, por quem vive a seu lado, por quem deve e pode fazer alguma coisa por eles, pelo seu crescimento e pela sua felicidade. Precisamos demonstrar atenção, compreensão, tolerância e espontaneidade no relacionamento, trocando ternura, tratando sempre e em todo lugar com alegre familiaridade, com acolhimento e participação nos gostos deles, no seu modo de vida, nos seus interesses, sabendo ajudar e perdoar. O colégio Salesiano Aracaju fortalece o amor ao temor: faça se amar e não se faça temer.






Referência:
PAULA, Antônio Pacheco de. Salesianidade. Brasília: Cisbrasil – CIB, 2008.

Texto por:
Andreza Nonato (Comunicação), Valdemir Augusto (Pastoral) e Ana Paula Yajima (Coordenação Geral).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Semana Santa nas escolas

SALESIANOS DE DOM BOSCO | PADRE JOSÉ FERREIRA 9.0