Encontro Inspetorial de Animação Pastoral

Foi realizado nos dias 18 e 19 de fevereiro o primeiro Encontro Inspetorial de Animação Pastoral deste ano.
Organizado pela Equipe Inspetorial de Pastoral e pelo Inspetor, P. Nivaldo Pessinatti, o o encontro teve a participação de média de 50 pessoas, que são os membros das comissões inspetoriais, agora reestruturadas e compostas em caráter permanente. As comissões inspetoriais participantes no encontro foram: Articulação da Juventude Salesiana, Animação Vocacional e Missionária,  Comunicação, Escolas, Paróquias, Gestão e Ação Social. Os Coordenadores (e delegados inspetoriais) das comissões da Família Salesiana e da Formação também se fizeram presentes.

Apesar de cada comissão individualmente não ser composta por representantes de todas as presenças, o critério da representatividade não foi perdido ou deixado de lado. O próprio P. Pessinatti mostrou esta preocupação com a representatividade na composição das comissões, na palavra inicial dada na manhã do dia 18 no plenário com todos participantes do encontro “Aqui tem salesianos e leigos de todas nossas presenças, e isto é muito importante”, ressaltou.

Diante deste novo processo de planejamento e governo da Inspetoria, o encontro valorizou no seu horário o encontro de cada comissão, para que os membros pensassem bem o seu papel e concluísse o planejamento de 2016. Também foi feita a socialização dos planejamentos em pequenos grupos mistos, numa metodologia que favoreceu a escuta e conhecimento mais detalhado de cada comissão em relação ao planejado pelas outras, podendo assim inserir sugestões ou ver pontos em comum em relação Às necessidades, sentimentos e ações.

Na noite do dia 18 foi realizado um jantar festivo especial, com direito a um lindo bolo, em comemoração ao aniversário do inspetor (dia 16) e dos demais aniversariantes de fevereiro presentes.

Momentos de Oração e Celebrações Eucarísticas também tiveram destaque.  Na manhã do dia 19, foi destacado o ano da misericórdia e um breve momento de oração e aprofundamento iniciou a Celebração Eucarística ainda fora da Basílica de Nossa Senhora Auxiliadora, e motivou os presentes a entrarem simbolicamente pela porta santa, já que aquela igreja é uma das escolhidas. 



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Semana Santa nas escolas

SALESIANOS DE DOM BOSCO | PADRE JOSÉ FERREIRA 9.0