O Adeus ao P. Alfredo Carrara,SDB

Faleceu em Barbacena-MG na madrugada do dia 19 de fevereiro, aos 83 anos, o ex-inspetor da Ispetoria Salesiana São João Bosco (Belo Horizonte), o padre Alfredo Carrara de Melo. Seu velório foi realizado a partir das 9h30 na capela dos Salesianos em Barbacena, seguido da missa de corpo presente, às 14h30. Centenas de fiéis compareceram para dar o último adeus ao padre, carinhosamente chamado de 'Padre Carrara'. Cerca de 20 sacerdotes da Arquidiocese de Mariana, Diocese de Oliveira, Passionistas e Salesianos estiveram presentes na missa presidida pelo vice-inspetor. O sepultamento ocorreu no no cemitério da Boa Morte, às 16 horas.
Padre Carrara atuou por longos anos à frente do oratório em Barbacena, acolhendo os jovens e oferecendo-lhes amparo e lazer. . Padre Carrara, que estava no hospital há algum tempo, faleceu no último dia 11 e deixa grandes saudades dentre a comunidade católica barbacenense.
A missa de Sétimo dia acontece nesta quinta-feira, 25, às 19h30, na Capela Nossa Senhora Auxiliadora, na Casa Salesiana.

Muitos formandos, salesianos e ex-salesianos, inclusive da nossa Inspetoria Salesiana do Nordeste, que vivenciaram seu noviciado na cidade de Barbacena, trazem muitas boas memórias do P. Carrara. Foi possível ver  nas redes sociais diversos compartilhamentos da triste notícia, além da postagem de fotos depoimentos de muitas pessoas, exaltando seu testemunho de vida e as boas lembranças da convivência com o sacerdote.
Da redação
Fontes: Inspetoria Salesiana São João Bosco (BBH) e http://www.barbacenamais.com.br

Sobre o P. Alfredo Carrara 
Padre Alfredo Carrara de Melo, nasceu em Santo Antônio do Amparo, no interior de Minas Gerais. Era o mais velho de cinco irmãos. Filho de fazendeiro, viveu em uma fazenda até os 9 anos de idade. Aos 10 mudou-se para Belo Horizonte-MG para estudar.
Após cursar a primeira série ginasial no Colégio Santo Agostinho, em Belo Horizonte-MG, foi em 1945 continuar seus estudos como aluno interno no Colégio Salesiano Dom Bosco, de Cachoeira do Campo, em Ouro Preto-MG. Lá permaneceu até o término do Ginásio em 1947.
Encantado com o método educativo de Dom Bosco, que fazia daquela escola uma grande família, teve despertada a vontade de tornar-se salesiano para dedicar sua vida à educação da juventude. Assim o fez.
Em 1948 foi para o Noviciado em Pindamonhangaba-SP e fez sua Profissão Religiosa em 1949. Cursou Filosofia em São João del Rei-MG e Teologia na Lapa, em São-Paulo-SP. Em 1958 ordenou-se sacerdote. Padre Carrara também possuía formação em Pedagogia e Psicologia.
Durante sua vida dentro da congregação, exerceu vários cargos, inclusive foi duas vezes inspetor da Inspetoria São João Bosco, de 1972 a 1978 e depois de 1991 a 1996. Teve papel de destaque no Capítulo Geral Especial ocorrido em Roma, que visava a reformulação das constituições Salesianas segundo Concilio Vaticano II. Ao todo foram 5 participações em capítulos gerais.
Desde 1997, residia junto a Presença Salesiana de Barbacena-MG, cidade em que mais esteve durante sua vida religiosa. Foram mais de 30 anos de trabalho nas obras salesianas no munícipio.
Padre Carrara, a exemplo de Dom Bosco, teve sua vida marcada pela dedicação à juventude necessitada. Um de seus maiores feitos como inspetor da ISJB foi a implantação do Cesam, que há cerca de 40 anos tem transformado a vida de milhares de adolescentes e, nos anos futuros, ainda beneficiará muitos outros. Padre Carrara permanecerá eterno por meio de seu trabalho.
Fonte: Inspetoria São João Bosco



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Semana Santa nas escolas

SALESIANOS DE DOM BOSCO | PADRE JOSÉ FERREIRA 9.0