Semanas Pedagógicas nas escolas

Todas as escolas salesianas da região realizaram seus tríduos ou semanas pedagógicas neste mês de janeiro, momento importante de atualização e formação dos nossos educadores.

Vejamos aqui algumas notícias:

SALVADOR: Educadores salesianos participam de Atualização Pedagógica

Aconteceu entre os dias 28 a 30/01, a Atualização Pedagógica 2016 para os educadores dos Colégios Salesianos de Salvador (Nazaré) e Salesiano Dom Bosco (Paralela). O evento dá início ao ano letivo para os educadores e é um momento para ajustar ações dos anos anteriores e planejar novas ações, através da análise dos processos. Durante a semana, houve uma acolhida, onde os novos profissionais foram recepcionados e integrados ao grupo, um momento de oração e reflexão, orientação para a organização dos trabalhos, formação Salesiana e palestras.

NATAL E PARNAMIRIM: Semana Pedagógica reúne educadores para aprendizado e ensinamentos
Planejar, estudar e aprender. Assim começou o ano letivo dos educadores e colaboradores dos Colégios Salesianos, Dom Bosco e São José. A Semana Pedagógica realizada entre os dias 20 e 23 de janeiro reuniu os profissionais das duas casas para momentos de consolidação de aprendizado e ensinamento.
Com o tema “Educar: uma paixão que se renova!”, a Semana Pedagógica buscou reforçar a importância da formação do educador salesiano baseada nos princípios da pedagogia de Dom Bosco que utiliza o diálogo educativo e a ética como pilares formativos.
Padre Nivaldo Pessinatti, inspetor salesiano do Nordeste, palestrou sobre o sistema preventivo e a proposta pedagógica da Rede Salesiana Brasil – Escolas. Em suas palavras destacou a importância do tripé da educação salesiana que envolve a acolhida, a dimensão técnica do saber e da razão e a dimensão da fé. “Precisamos estar sempre atentos a estas três características da nossa filosofia”, pontuou Pessinatti.
Os coordenadores gerais dos Colégios São José e Dom Bosco, Mário Sérgio e Marlos Colpo, respectivamente, focaram suas palestras em aspectos técnicos e formativos indispensáveis aos educadores. Já o palestrante Flávio Emílio trabalhou o tema “2016: o ano da superação” onde abordou dicas para ser um educador sempre em evolução, preparado para o ano que se inicia.
Padre Robson, diretor geral dos colégios salesianos do RN, deu as boas-vindas a todos os educadores e ressaltou a importância do trabalho voltado aos propósitos de inovação e excelência, que abraçam os fundamentos de Dom Bosco de amor, razão e religião.
O encerramento da Semana Pedagógica aconteceu no Colégio Nossa Senhora das Neves, no sábado (23), com o Dia ANEC onde os educadores assistiram a palestra “Reflexões de neurociência acerca do processo de aprendizagem”, do palestrante professor Luis Vicente Ferreira.

RECIFE: Semana pedagógica discute temas centrais para os  trabalhos de 2016 

De 25 a 29 de janeiro foi realizada a Semana Pedagógica do Salesiano Recife. O reencontro entre educadores e a apresentação dos novatos marcaram o primeiro dia do evento. Na oportunidade, coordenadores e professores foram acolhidos por Padre Raimundo Nonato, diretor do colégio, e Luiz Carlos (coordenador geral), que desejaram boas vindas a todos. Além do entusiasmo do reencontro, as primeiras atividades da manhã ficaram por conta do Setor Pastoral, que motivou um momento com dinâmicas e oração.
Padre Nonato aproveitou a ocasião para falar de aluns temas importantes para o ano de 2016, entre os quais A estreia do Superior Geral da Congregação Salesiana: "Com Jesus percorramos juntos a aventura do Espírito", A Campanha da Fraternidade 2016: "Casa comum nossa responsabilidade", o Ano Internacional do Entendimento Global (UNESCO) e as Olimpíadas.
Nesta terça-feira, 26, segundo dia, coordenações e professores refletiram sobre a Campanha da Fraternidade de 2016 (CF), cujo o tema é:“Casa comum, nossa responsabilidade” e o lema: “Quero ver o direito brotar como fonte e correr a justiça qual riacho que não seca” (Am 5, 24).  O tema foi assessorado pelo salesiano Padre Carlos Junior (mestre em educação) motivou os participantes ao falar sobre os objetivos da Campanha da Fraternidade de 2016. Para tanto, ele realizou uma contextualização, apresentando as origens e para qual propósito a CF foi criada.
Já no terceiro dia foi  a vez da espiritualidade salesiana e da identidade católica. Além de um rápido percurso por cenas da vida de Dom Bosco, um filme da Estreia 2016 motivou os participantes a ficarem atentos ao assunto do dia: “A identidade católica, fundamentos cristológicos das escolas em pastoral”, que foi exposto pelo Padre Raimundo Nonato, diretor do Salesiano. 
Já a quinta-feira 28, penúltimo dia da Semana Pedagógica, Valéria Rodrigues, gestora da RSE – Polo Recife, proferiu palestra sobre “Educar nos tempos atuais: Novas perspectivas, novas ações”. 
Na oportunidade, Valéria deu uma panorâmica geral sobre a Rede Salesiana Brasil, Ressaltando que nos dias atuais, em meio às constantes transformações sofridas pela sociedade, são muitos os desafios para Rede Salesiana de Escolas (RSE), que, além de trabalhar conteúdos e conceitos, como toda escola faz, deve avançar com a evolução das novas tecnologias sem abrir mão do carisma e da missão de humanizar os jovens através dos valores e das políticas educativas da Rede Salesiana Brasil.
Para dar continuidade às discussões sobre a RSB, Joselma Maria, coordenadora de Tecnologia Educacional (TE), apresentou uma linha do tempo sobre a implantação do Material Didático Digital no Salesiano Recife. 


Carpina: P. Pessinatti participa de Tríduo Pedagógico

Entre os dias 18 e 20 de janeiro a escola Salesiana Padre Rinaldi realizou seu Tríduo Pedagógico, como forma de preparação para as aulas que já estão para começar. No primeiro dia tivemos a presença do P. Nivaldo Pessinatti, novo Inspetor Salesiano do Nordeste, sendo esta sua primeira oportuunidade de apresentação aoseducadores, e deixando suas palavras de incentivo para 2016. 





Fonte: Coordenadores de Comunicação das Escolas

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Semana Santa nas escolas

SALESIANOS DE DOM BOSCO | PADRE JOSÉ FERREIRA 9.0