Participação salesiana da Romaria das Luzes



Entre os dias 29 de janeiro e 02 de fevereiro aconteceu a romaria das Candeias (ou Romaria das Luzes),  na cidade de Juazeiro do Norte, dando continuidade ao ciclo de romarias da região com o tema “No caminho do romeiro, Juazeiro é porta da Misericórdia”

A rádio salesiana FM Padre Cícero, como sempre, se preparou para realizar a cobertura do evento, incluindo entrevistas, programas especiais e transmissão das missas  a cada dia de um dos principais lugares onde os romeiros frequentam (Horto do Padre Cícero, Capela do Perpétuo Socorro, Igreja do Sagrado Coração de Jesus, Santuário de São Francisco das Chagas e Basílica das Dores).

Também o inspetor salesiano do nordeste, P. Nivaldo Pessinatti, participou de uma  romaria em Juazeiro pela primeira vez, durante dos dias 01 e 02 de fevereiro, e teve oportunidade conhecer de perto um forte momento de religiosidade popular do povo nordestino. Na ocasião, ele participou de programas na Rádio Padre Cícero, presidiu celebrações no Horto e no Santuário do Sagrado Coração de Jesus, confessou  dezenas de fiéis e pode, no encerramento, participar da grande procissão e festa no dia 02.

Além da visita do inspetor, todos salesianos da comunidade religiosa local e outros da inspetoria se fizeram presentes na cidade par colaborar na acolhida aos romeiros, confissões e celebrações. Também alguns pre-noviços se fizeram presentes.

Horto do Padre Cícero

Colina do Horto está a 3km do centro da cidade de Juazeiro do Norte e compreende a estátua do Padre Cícero, o Museu Vivo do Padre Cícero, a Igreja do Senhor Bom Jesus do Horto e a trilha de acesso ao Santo Sepulcro, e é administrado pela Congregação salesiana. “O horto está de braços e coração abertos para acolher os romeiros do meu padrinho Cícero e da Mãe das Dores”, conta Pe. Bernardo, salesiano e um dos celebrantes no horto.

O padre recorda que o horto não é um lugar comum para o romeiro, pois foi lá o lugar onde o padre Cícero viveu seus últimos dias e é onde deixou sua herança espiritual. Essa é uma das maiores razões pela qual o romeiro vem visitar todos os anos a cidade de Juazeiro, como é o caso de Antônio Marcos, romeiro de Águas Belas – PE. Ele já vem à Juazeiro há 35 anos, desde quando tinha dois anos de idade e seus pais o trouxeram. “Eles já têm 50 viagens aqui pra Juazeiro. Eu tô no caminho, venho nas 3 romarias do ano”, lembra Antônio.

Fotos 1 e 2: Página oficial do Horto do Padre Cícero no Facebook
Durante este período de Romarias, coincide a Festa de São João Bosco, dia 31 de janeiro, e a ocasião também foi comemorada no local, junto com  a comemoração dos 50 anos de profissão religiosa do Padre Valdemar Pereira dos Santos, que agora integra a comunidade Salesiana do Juazeiro do Norte



Impressões do novo Inspetor

O novo superior da Congregação Salesiana para o nordeste brasileiro, P. Nivaldo Pessinatti, que é paulista, vem conhecendo mais a região e, apesar de já conehcer a cidade, esta foi a primeira vez em que participou de uma Romaria. Ele ficou encantado com tudo que vicenciou nos dias 01 e 02 de fevereiro.  O primeiro que destacou perceber na romaria uma foi a sua identidade cultural nordestina e uma expressão de fé dotada de uma pureza “que supera qualquer expressão teológica ou institucional”, pontuou.  Também destacou o tom festivo da ocasião e a capacidade de acolhida do
Foto: Carlos Eugênio (Pré-noviço)
povo. “Se vê que a cidade não tem rede hoteleira para todos romeiros, é cultural as pessoas abrirem as portas de suas residências  para eles. Por mais que gere alguma renda para os que recebem pessoas em suas casas, é inimaginável isto em outros lugares até do nosso próprio país”.  Também percebeu de todos, inclusive do Clero e dos bispos, em especial Dom Fernando Panico e Dom Orani Tempesta, um grande respeito e apreço pelo Pe. Cicero.

No dia 02, encerramento das Festividades, teve oportunidade de concelebrar na Basílica de Nossa Senhora das Dores e de participar da procissão das luzes.

A Romaria das Candeias, segundo os devotos, foi iniciada com uma ideia de padre Cícero. E ficou conhecida como “Festa das Luzes”. No último dia (2), aconteceu a grande procissão, quando milhares de devotos andam pelas ruas com velas e candeeiros na mão, na festa liturgica de Nossa Senhora das Candeias ( ou da Luz), , recorda o momento da apresentação de Jesus no templo por seus pais adotivos, Maria e José, depois de 40 dias do seu nascimento, como mandava a lei hebraica.

Essa foi a primeira romaria depois que a Igreja Católica concedeu perdão ao padre Cícero e a imagem dele pode ser afixada na igreja (em dezembro de 2015, o Vaticano anunciou a reconciliação de padre Cícero com a religião)




Por: Jakeline Lira e Alinne Alcantara

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Semana Santa nas escolas

SALESIANOS DE DOM BOSCO | PADRE JOSÉ FERREIRA 9.0