Salvador:Bicentenário de Dom Bosco é celebrado com diversas atividades

Dentre as comemorações do Bicentenário , a inauguração do Monumento
na Av. Paralela no último dia 15. Obra do renomado artista Bel Borba
Todo ano escolar nos colégios salesianos de Salvador foi voltado para as comemorações do Bicentenário de Dom Bosco, mas na última semana que antecedia o aniversário do santo fundador da congregação salesiana, as atividades e comemorações se intensificaram. Até o final do mês de agosto, com lançamento do selo de Dom Bosco também na capital baiana, no Colégio Salesiano do Salvador em conjunto com grande festa do Bicentenário neste escola (dia 29) e com o  Encontro dos ex-alunos do Colégio Salesiano da Paralela (dia 30). 

Colégio Salesiano Dom Bosco (Paralela)

Concurso sósia de Dom Bosco
O bicentenário de Dom Bosco marcou o Colégio Salesiano Dom Bosco (Paralela). Inúmeras atividades já foram efetivadas. Mas a criatividade salesiana não para. Na sexta-feira, 14/08, o intervalo foi animado por um desfile de sósias de Dom Bosco. Os estudantes do ensino fundamental 2, por intermédio da disciplina de ensino religioso, organizado pela professora Amélia Silva, vestiram-se com o santo italiano e despertaram a curiosidade dos colegas. Eles interagiram com todos e, claro, ficaram na replica da Casa de Dom Bosco. Além disso, jogos criados por eles e inspirados na pedagogia do sistema preventivo. Para completar a festa, a equipe de esporte montou jogos de mesa para que os alunos criar ainda mais interação e, a música não poderia ficar de fora, o “Pastoral In Concert” completou o tom artístico-cultural do momento.


Réplica da casa de Dom Bosco é inaugurada
Na terça-feira, 11/08, a equipe pedagógica do Colégio Salesiano Dom Bosco (Paralela) foi convidada para um passeio na réplica da casa de Dom Bosco. No momento, o Diretor Pe. Eliano Queiroz e o Coordenador de Pastoral Pe. Ildelfonso Mesquita falaram sobre a iniciativa e contaram um pouco da história de 200 anos de São João Bosco. O local tem recebido os estudantes, país e visitantes em uma bela exposição que conta um pouco da trajetória de vida do fundador dos Salesianos, com objetos típicos, artefatos, ferramentas das diferentes profissões exercidas pelo santo da juventude, inclusive, um canto especial dedicado ao seu simples local de trabalho. A casa tem cerca de 60 metros quadrados, foi montada em madeira e modelada em técnica de gráfitagem pelo artista Jamilson Fiks. Ela ficará durante todo o mês vocacional no pátio da escola, e, depois, seguirá para o Colégio Salesiano do Salvador (Nazaré).


GRANDE FESTA DO BICENTENÁRIO DE DOM BOSCO E INAUGURAÇÃO DO MONUMENTO

Na manhã do sábado, 15/08, o Salesiano Dom Bosco (Paralela) inaugurou o monumento a Dom Bosco, obra de Bel Borba. A ocasião marcou o encerramento dos festejos do "Bicentenário de Dom Bosco” culminância das celebrações dos 10 anos do Colégio Dom Bosco, dos 115 da sede de Nazaré. Uma Celebração Eucarística celebrada no Ginásio Nossa Senhora Auxiliadora e presidida pelo Bispo­Auxiliar da Arquidiocese de Salvador, Dom Estevan dos Santos, e concelebrado pelo Pe. Eliano Queiroz, apresentações artísticas, solidariedade, homenagens aos pais e uma olimpíada interna fizeram parte da programação. A Escola adotou o canteiro da avenida Paralela com a Santo Antônio de Pádua com obras que contemplaram toda o local e beneficiou a comunidade. Além de novo calçamento e o paisagismo, bem como a manutenção perene. É neste local que pode ser admirada a escultura do bicentenário. No próximo dia 29/08, será a vez da Festa no Salesiano do Salvador (Nazaré), na ocasião será lançado o selo dos Correios.

Escultura. A obra do escultor e artista visual, Bel Borba, expande uma imagem da face de Dom Bosco em uma matriz tridimensional. Ela é composta por quase 3.000 furos em uma chapa de aço de meia polegada que aparelhada com tinta base e acabamento em preto e branco. O resultado é uma tela que explora os limiares da percepção e que pode ser apreciada de múltiplos ângulos.

A obra por seu autor. “Por se tratar de uma figura sagrada, um santo, quis jogar com essa coisa da aparição. O leigo costuma associar o divino à “aparição”, as pessoas, em geral, só acreditam naquilo que se materializa. Portanto, fiz um jogo de superposição de laminas  transparentes e diferentes, por dentro preto e por fora branco, para parecer que está se materializando, aparecendo. Além disso, quis uma coisa que marcasse a figura de Dom Bosco pela passagem dos seus 200 anos. Existe um detalhe que é muito interessante: a vida por entre a escultura... Nunca vi ninguém usando dessa forma, ao tirar uma foto, se vê o céu, os prédios, a paisagem da avenida, a depender do ângulo, se vê sempre a vida passando”.


Legado de­ Dom Bosco: transformou – e continua transformando – a vida de milhares de jovens ao redor do mundo. Essa é a conclusão a que se pode chegar ao revisitar a história e os ensinamentos do fundador da Pia Sociedade São Francisco de Sales, mais conhecida como SALESIANOS. O sacerdote católico italiano nasceu em 16 de agosto de 1815 (completando seu bicentenário em 2015) foi canonizado em 1934. Ele é considerado o “Pai e Mestre da Juventude”.  É popularmente conhecido como Dom Bosco. Como educador, desenvolveu no campo infanto-juvenil e no ensino profissional “o sistema preventivo” em educação, base da pedagogia Salesiana, que consiste em: Razão (inteligência), Amorvelezza (afeto), religião (fé). É difícil resumir em poucas linhas a influência de Dom Bosco em nossa sociedade. Homem à frente do seu tempo, percebeu ser melhor “prevenir do que reprimir” e dedicou­ até o fim de seus dias à salvação e à educação da juventude, especialmente a mais carente, nos mais diversos aspectos. Hoje, o carisma de São João Bosco está presente em mais de 130 países, nos cinco continentes. O legado inclui escolas formais e as profissionalizantes, que em toda parte unem o que houver de mais avançado em tecnologia e recursos a um ensino humanista, integral, voltado à formação para a cidadania.


Por: Gigliola Sena

Colégio Salesiano do Salvador

Estudantes criam desenhos em homenagem a Dom Bosco
Em comemoração ao Bicentenário de Nascimento de São João Bosco, os estudantes do 2º ao 5º ano do Ensino Fundamental 1 do Colégio Salesiano do Salvador (Nazaré) fizeram desenhos em homenagem a Dom Bosco. A atividade aconteceu na aula de Artes, mediados pela professora Rosa Amélia. Os educandos deram um show de criatividade e produziram lindas expressões artísticas. Os cartazes estão sendo expostos nos corredores da escola.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Semana Santa nas escolas

SALESIANOS DE DOM BOSCO | PADRE JOSÉ FERREIRA 9.0