Natal // Gravidez na adolescência é tema de projeto da disciplina de língua portuguesa

Os adolescentes, quando chegam ao 9° ano, estão em uma fase de transição. Cheios de dúvidas e questionamentos, muitas vezes, sentem a necessidade de descobrir fatos da vida, de entender os sentimentos que surgem e as mudanças que acontecem em seu corpo.
O projeto “Gravidez na adolescência”, realizado pela disciplina de Língua Portuguesa, tem como objetivo alertar os alunos sobre esse assunto que, infelizmente, é tão comum na nossa sociedade. Ele é baseado no livro paradidático “Sem olhar para trás”, escrito por Lannoy Dorin e publicado pela Editora Brasil.
A história fala sobre uma adolescente, Sônia, que não tinha uma relação de amizade com a mãe, e o pai não as tratava bem. Ela namorava um garoto chamado Fernando que era um pouco mais velho. Ele começou a pressioná-la para que eles tivessem relações sexuais. Um dia, ela não resistiu as investidas dele e cedeu... Não usaram preservativo, e Sônia engravidou.
Quando a adolescente descobriu que estava grávida, contou ao namorado, porém ele não aceitou essa situação e decidiu que ela iria abortar. Sônia muito confusa procurou uma de suas professoras para saber como era fazer um aborto. Ao saber como acontecia e dos riscos que corria, ela angustiou-se devido à pressão que estava sofrendo do namorado e ao medo de revelar aos pais o que estava acontecendo.
Após uns dias, depois de muito pensar, Sônia tomou uma decisão: teria seu filho, independente da aceitação da família e do namorado, pois não poderia matar um ser que já crescia dentro dela, nem poderia colocar a própria vida em risco, simplesmente, para satisfazer os desejos de uma pessoa que, pelo jeito, não a amava. Ela tomou essa decisão “Sem olhar para trás”.
A partir dessa história, trabalhamos com os alunos temas como: respeito ao outro, relacionamentos, sexualidade, prevenção, gravidez na adolescência, doenças sexualmente transmissíveis e aborto.
Como educadores, não podemos “fechar os olhos” para uma questão tão séria e que pode acontecer nessa fase tão importante da vida de todos os adolescentes. Muitas vezes, os pais sentem certa dificuldade de falar sobre esse assunto com os filhos e, consequentemente, os filhos têm vergonha de conversar sobre isso com os pais. Então, pensando no “Sistema Preventivo”, legado deixado por Dom Bosco, e em parceria com o Setor de Psicologia e com os professores de ciências, tentamos esclarecer algumas dúvidas e, principalmente, alertá-los sobre os riscos que eles podem correr por tomarem decisões precipitadas.
Por Arivania Gomes - Professora de Língua Portuguesa – 9° ano

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Semana Santa nas escolas

SALESIANOS DE DOM BOSCO | PADRE JOSÉ FERREIRA 9.0