Itália: aberto o VII Congresso Internacional de Maria Auxiliadora


Fotos do artigo -ITÁLIA – ABERTO O VII CONGRESSO INTERNACIONAL DE MARIA AUXILIADORA
(ANS – Turim) – “Tornamo-nos pessoa em família, crescendo com a mãe e o pai, respirando o calor da casa, verdadeiro ninho e berço da vida. É na família que recebemos o nome e, portanto, a nossa dignidade. A família é o lugar da amizade, dos afetos; o espaço da intimidade, onde se aprende a arte do diálogo e da comunicação interpessoal”. Com estas palavras o P. Ángel Fernández Artime falou no ato de abertura do VII Congresso Internacional de Maria Auxiliadora, feito na tarde de ontem, 6 de agosto, no PalaRuffini, de Turim.
A Fala do Reitor-Mor foi o ato mais significativo da cerimônia de abertura, que, entretanto, já vivera outras etapas importantes, com as boas-vindas pelo Animador Espiritual da Associação de Maria Auxiliadora (ADMA), P. Pierluigi Cameroni; pelo P. Eusebio Muñoz, Delegado do Reitor-Mor para o Secretariado da Família Salesiana; e pelo Presidente da ADMA Primária, Tullio Lucca, que subiu ao palco com sua Família; e pelo testemunho de Liliana Cosi.
Cores e emoções advieram depois dos Jovens da Companhia de balé clássico, de Cosi-Stefanescu, que se exibiram no espetáculo “As Bodas de Caná”, com músicas de George Enescu e coreografias de Marinel Stefanescu.
O P. Fernández Artime foi, mais uma vez, depois de sua entrada com a Madre Yvonne Reungoat no PalaRuffini, acolhido por calorosos aplausos. Recordou o Reitor-Mor como o Congresso, já em seu lema – ‘Hic domus mea, inde glória mea – Da casa de Maria às nossas casas’ – entenda “indicar a presença materna de Maria, Mãe da Igreja e Auxiliadora dos Cristãos para reavivar a beleza de ser Família”. Sem negar as dificuldades por que passa atualmente a Família, “atravessada em toda parte por fatores de crise” e “deslembrada pelas políticas daquela sociedade de que é a também a célula fundamental”, quis entretanto evidenciar o testemunho de serviço e comunhão oferecido por tantas famílias cristãs.
Confirmou a seguir a centralidade do tema para a Família Salesiana: “Dom Bosco tem muito a dizer hoje à Família: a sua história, o seu sistema educativo e a sua espiritualidade se fundam no espírito de família que em Valdocco nasceu e se desenvolveu através da sua entrega a Maria”. E em tal sentido não podia faltar um aceno a Mamãe Margarida, mãe autêntica para centenas de jovenzinhos e fundamental autora daquele espírito de família que caracterizou o Oratório de Valdocco.
“Para nós, Família Salesiana, viver em família não é simplesmente uma opção pastoral estratégica, hoje em dia tão urgente: é uma modalidade para realizar o nosso carisma e um objetivo a ser privilegiado em nossa missão apostólica” – concluiu.
Nesta manhã, sexta-feira, 7 de agosto, as atividades foram retomadas na Santa Eucaristia presidida por Dom Cesare Nosiglia, Arcebispo de Turim.
Prosseguirão ao depois com uma exposição bíblica, pelo P. Patrizio Rota Scalabrini, e com o testemunho dos familiares do Venerável Cooperador Salesiano, Leigo e Pai de família, Sr. Attilio Giordani.


Fonte:InfoANS ::: www.ans.org

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Semana Santa nas escolas

SALESIANOS DE DOM BOSCO | PADRE JOSÉ FERREIRA 9.0