Natal/Gramoré: jovens comemoram o Bicentenário de Dom Bosco com missa e muita música

O mês de agosto foi festejado ao redor do mundo como mês do Bicentenário do Nascimento de Dom Bosco, comemorado no dia 16. Em Natal, os jovens do Centro Educacional Dom Bosco Gramoré prepararam uma programação especial para saudar o aniversariante mais ilustre. As homenagens começaram na sexta-feira, 14, quando o Padre Robson Barros, vice-inspetor da Inspetoria Salesiana do Nordeste, esteve na instituição para celebrar uma missa especial com a colaboração do diretor-presidente do CEDB, Padre Leoni Nascimento, e também do Ecônomo, Padre Giacomo Begni.
Na ocasião, o vice-inspetor falou diretamente com as crianças sobre a missão de Dom Bosco como educador e qual o papel dos Salesianos ao continuar esta função. O próprio CEDB faz parte das inúmeras obras sociais da instituição espalhadas pelo Brasil, levando educação e capacitação profissional gratuita a crianças, adolescentes, jovens e adultos socialmente excluídos através de um processo centrado na resiliência.
A missa foi repleta de momentos emocionantes, onde todos comungaram deste momento de oração, fé e aprendizado. No ofertório, alunos, professores e funcionários levaram os objetos que utilizam em sala de aula para o altar como uma forma de agradecer a Dom Bosco por todas as graças alcançadas. A banda do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, o Oratório, ficou responsável pela parte musical e o Coral dos Funcionários também fez uma apresentação especial, com direito a participação do grupo de dança. A grande surpresa ficou para o final, quando o grupo de teatro encenou um trecho do Auto de Dom Bosco, que foi apresentado para toda comunidade à noite.
Mesmo se tratando de uma data festiva, os alunos dos cursos de capacitação profissional não tiveram folga. Assim que a missa acabou, todos foram para suas salas continuar o processo de aprendizagem. A farra ficou por conta das crianças do Oratório, que aproveitaram o dia livre para brincar e confraternizar com os coleguinhas, tudo sob a orientação dos educadores atentos.
 
Conhecendo a vida de Dom Bosco

Mais tarde, as comemorações continuaram com uma missa para toda a comunidade e a apresentação do Auto de Dom Bosco, uma peça teatral que uniu os grupos de dança, música e teatro para reviver a história do padroeiro do CEDB. Cerca de 80 jovens participaram da encenação que emocionou a plateia.

O professor Rodrigo Silva, autor da peça e responsável pelo grupo de teatro do centro, conta que este é um momento único de poder mostrar para toda a comunidade o trabalho realizado pelos jovens que frequentam o Centro Educacional Dom Bosco. “Os alunos de todas as artes se uniram para encenar pela primeira vez o auto que conta a vida do nosso padroeiro. A expectativa é grande para que todos gostem do resultado final”, revelou o professor.

Com mais de um mês de ensaio, Rodrigo afirma que a maior dificuldade foi conseguir juntar 80 crianças e adolescentes em um objetivo comum e fazê-los entrar em uma rotina de ensaios para que o resultado final fosse o melhor possível. E todo o esforço não foi em vão. Com a plateia cheia, os meninos entraram no palco e mostraram que são capazes de grandes feitos.

Muita música, coreografias e uma encenação emocionante que surpreendeu a plateia. Esse foi o resultado da apresentação do Auto de Dom Bosco, em comemoração ao Bicentenário de Dom Bosco. A primeira noite de festa foi encerrada com a apresentação da Banda de música do Oratório.
No sábado e domingo (15 e 16) os festejos continuaram com a programação da Paróquia de São João Bosco, que contou com missas, pregações, concurso de paródias, show com padre Nunes e show louvor, e movimentou a comunidade do conjunto Gramoré, Zona Norte de Natal.

Por: Equipe de Comunicação CEDB

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Semana Santa nas escolas

SALESIANOS DE DOM BOSCO | PADRE JOSÉ FERREIRA 9.0