Roma: Destino das Urnas de Dom Bosco


(ANS - Roma) - Durante o últimos sexênio, por iniciativa do Reitor-Mor, padre Pascual Chávez, da Família Salesiana, jovens e leigos têm vivido, em todas as inspetorias, uma grande experiência carismática, através da peregrinação da Urna de Dom Bosco. Esta tem sido uma profunda e completa preparação espiritual e pastoral para as celebrações do Bicentenário do nascimento de nosso querido Pai. Para facilitar as viagens entre as várias nações, foram criadas mais Urnas, evitando que mais de  uma Urna estivessem simultaneamente em peregrinação nas diversas Inspetorias.
Em seguida, pensamos em qual uso e destino deveriam ter estas Urnas de Dom Bosco, que contêm a sua relíquia. Algumas inspetorias solicitaram a permissão para colocá-la em um lugar significativo. Em julho, durante a sessão plenária do Conselho Geral, foram debatidos este "problema" e as várias solicitações.

Em primeiro lugar, vimos a oportunidade de valorizar essas Urnas, enviando-as para várias partes do mundo, levando em conta os frutos espirituais da peregrinação. Também estávamos convencidos de que a fé, em particular a religiosidade popular, precisa de sinais visíveis; a fé se expressa também por meio da manifestação de afetos e precisa ver e tocar.

Ainda durante o Conselho Geral, concordamos que não seria apropriado alocar uma Urna para as Inspetorias da região do Mediterrâneo e para a Região Europa Centro e Norte. Para estas Inspetorias, o ponto de referência fundamental para elas teria de ser a Urna de Dom Bosco, presente na Basílica de Maria Auxiliadora, em Valdocco, Turim. Pensamos, então, em alocar uma Urna em cada uma das Inspetorias das outras cinco regiões da Congregação: África e Madagascar, Leste da Ásia e Oceania, Sudeste Asiático, América Cone Sul e Interamérica.
Finalmente, levando em conta as solicitações recebidas, a consulta dos inspetores dos Conselheiros Regionais e da significatividade dos lugares, chegou-se à decisão de enviar as Urnas com a relíquia de Dom Bosco nesses lugares:

- Para a Região de África e Madagáscar foi selecionado o Santuário de Maria Auxiliadora, em Nairobi, no Quénia;
- Para o Leste da Ásia e Oceania a Urna temporariamente irá para uma das paróquias de Hong Kong, na China e, em seguida, para o seu destino final, o Instituto Salesiano de Macau, a Casa Mãe da inspetoria da China, fundada por São Luís Versiglia, também fundador da primeira obra salesiano na China, juntamente com San Callisto Caravario, Protomártires Salesianos;
- Para a Região Ásia Sul, o Templo de Dom Bosco em Cherapunjie próximo a Shillong;
- Para a Região América Cone Sul, o Templo de Dom Bosco em Brasília;
- Para a Região Interamérica, o Templo de Dom Bosco no Panamá.
Há uma geografia da devoção a Dom Bosco, que foi levada em conta; em algumas realidades, tal devoção já está altamente consolidada, com grande afluência de pessoas; em outras situações, este representa apenas o começo. Todos esses lugares podem ser centros de radiação.

Fonte: InfoAns

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Semana Santa nas escolas

SALESIANOS DE DOM BOSCO | PADRE JOSÉ FERREIRA 9.0