Mensagem do VII Congresso de Maria Auxiliadora (realizado em Turim)

(ANS - Roma) - Um dos eventos finais do bicentenário do nascimento de Dom Bosco foi a celebração do VII Congresso Internacional de Maria Auxiliadora, encontro da Família Salesiana que contou com a participação de mais de 1.300 pessoas, de cerca de 50 países, realizada no Colle Don Bosco, de 6 a 9 de agosto. Entrevistamos o padre Pier Luigi Cameroni, Animador espiritual da Associação de Maria Auxiliadora (ADMA), grupo da Família Salesiana que promoveu o evento.

(da nossa inspetoria BRE, participou o Pe,. Demontier Távora, encarregado inspetorial pela ADMA, juntamente com alguns membros da Associação)

Qual foi a atmosfera que caracterizou este encontro da Família Salesiana?
Na perspectiva do lema do Congresso "Hic domus mea, inde glória mea. Da casa de Maria para as nossas casas", experimentamos o vento do Espírito Santo que sopra da casa de Maria e renova nossas casas e comunidades religiosas: na imensa alegria dos participantes; na gratidão daqueles que, de maneiras diferentes contribuíram para a preparação e implementação da conferência dando sinal da verdadeira devoção a Maria; na verdade do poder da oração; na riqueza dos conteúdos oferecidos nas relações, nos testemunhos de vida dos santos, nas experiências fortes e comoventes de vida, nas homilias das celebrações eucarísticas; na beleza e na dedicação à música e à oração; na alegria da fraternidade e da amizade; na presença de todas as idades, dos recém-nascidos aos idosos, para lembrar como a misericórdia de Deus se estende de geração em geração. Sem dúvida, um milagre de Maria Auxiliadora!
Qual é a mensagem o Congresso trouxe?
A mensagem do Congresso, que será passada para a Família Salesiana, em toda a variedade e multiplicidade de seus grupos é: viver o sistema preventivo que é a espiritualidade, pedagogia e estilo de relações na família e nas comunidades religiosas; crescer na complementaridade e na cooperação entre a vocação para o casamento e a vocação à vida consagrada, sacerdotal e missionária; provar que a verdadeira pastoral juvenil nasce e cresce no acolhimento e na colaboração com a pastoral da família.
O Congresso Internacional de Maria Auxiliadora é um evento da Família Salesiana?
Desde o Congresso de 2011, realizado em Czestochowa, na Polônia, o então Reitor-Mor quis este evento representasse um encontro de toda a Família Salesiana, que encontra em Maria Auxiliadora um dos pontos fundamentais da sua identidade espiritual e apostólica. O Reitor-Mor, padre Ángel Fernández Artime, reafirmou esta opção, por isso eu desejo expressar um agradecimento especial pela presença, contínua e paternal, de todos os dias e momentos do Congresso e pelas orientações oferecidas. Também quero agradecer a todos os superiores e representantes dos grupos da Família Salesiana que participaram do encontro.
 Como valorizar a experiência de congresso?
Este evento central do bicentenário do nascimento de nosso Pai Dom Bosco foi vivido por todos como um círculo de espiritualidade intensa e de profunda comunhão de corações. Gostaria de convidar a todos que visitem os materiais (Atos, vídeos, fotos ...) que podem ser encontrados no site: www.congressomariaausiliatrice2015.orge que os compartilhem em outros contextos.
Oremos para que Maria Auxiliadora, São José e Dom Bosco intercedam e façam amadurecer as sementes de esperança e novidade que se espalharam nos corações nestes dias maravilhosos ...
Encontro vocês na Argentina, em 2019, para o VIII Congresso Internacional de Maria Auxiliadora!

fonte: InfoANS

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Semana Santa nas escolas

SALESIANOS DE DOM BOSCO | PADRE JOSÉ FERREIRA 9.0