Salvador Dom Bosco: tempo pascal e competições esportivas

Confissões no Dom Bosco
Estudantes do Ensino fundamental II e do Ensino Médio do Colégio Salesiano Dom Bosco tiveram, durante os dias 14 e 15 de abril de 2011, a oportunidade de preparar-se para vivenciar a Semana Santa e celebrar a Páscoa do Senhor, freqüentando o Sacramento da Confissão. Nesse sentido, a comunidade educativa do Dom Bosco Paralela estimulou a participação de adolescentes e jovens no sacramento, criando estratégias de sensibilização tais como: cartazes, folder, breves reflexões e vídeos. Padre Raimundo Nonato, diretor do colégio, esteve à frente das confissões e contou com o auxílio dos padres Orsini Linardes, Rodon Andrade e Marcos.

Campeonato de Judô

Com à abertura do Pe. Raimundo Nonato, o VII Festival Salesiano Dom Bosco de Judô contou com parceria da Federação Baiana de Judô, promovendo um Festival para crianças, envolvendo alunos Salesainos e convidados de outras instituições, inclusive, contamos com participação de equipes de outros  estados, exemplo: Instituto Dom Fernando Gomes de Aracaju - SE. Incluídos entre os 308 atletas inscritos, participaram Hugo Leal e Gildizan Pereira, campeões Sul-americanos. Nosso destaque foi Priscila Sanches, aluna do Salesiano Dom Bosco - Paralela que possui o 3º lugar no Campeonato Brasileiro de 2011.

Domingo de Ramos celebrado no Salesiano Dom Bosco
Colégio Salesiano Dom Bosco (Paralela) abriu na manhã do último domingo, 10/04, a Semana Santa com a Celebração Eucarística do Domingo de Ramos. A celebração marcou o início da Semana Santa, relembrando a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém poucos dias antes de sofrer a sua Paixão, Morte e Ressurreição. O diretor do c, padre Raimundo Nonato, presidiu a celebração, que contou com a presença de algumas pessoas da comunidade local e das famílias dos catequizandos de primeira euc aristia deste ano. Como acontece todo ano, foi realizada uma pequena Procissão de Ramos nas proximidades da Capela.

Celebrações em Preparação à Semana Santa
Na semana em que recordamos a paixão, morte e ressurreição de Jesus, estudantes, educadores e funcionários do Salesiano Dom Bosco tiveram a oportunidade de participar de Celebrações em preparação à Semana Santa. Na terça-feira, estudantes da educação infantil e do ensino fundamental participaram de encenação da Paixão de Cristo e na quarta-feiras estiveram presentes no auditório estudantes do ensino fundamental II, Ensino Médio, educadores e funcionários. As celebrações do primeiro dia mencionado foram coordenados por educadores de ensino religioso e de artes da casa e contaram com o protagonismo dos jovens. Já os estudantes dos 9 anos e Ensino Médio e os educadores e funcionários meditaram o sentido da Páscoa por meio da linda apresentação "Canto das ìrias", produzido pela Comunidade Católica Shalom. Todas as celebrações foram envolventes.

Encontro reúne coordenadores de Rede Salesiana de Escolas
Nesta sexta-feira, 29/04, e sábado, 30/04, será realizado no Colégio Salesiano Dom Bosco (Salvador-BA) o Encontro de Coordenadores da Rede Salesiana de Escolas (RSE) – Polo Nordeste. O objetivo é promover a formação continuada da proposta pedagógica da Rede Salesiana abordando também temas específicos relacionados à educação para que os coordenadores atuem como multiplicadores desse conhecimento junto aos professores da RSE. A programação do evento conta com palestra da diretora do departamento de Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande Norte (UFRN), Izabel Azin, sobre “A importância da Neurociência para a aprendizagem”; palestra do diretor da Faculdade Salesiana do Nordeste, padre Robson da Costa, sobre o tema “Salesianidade e Estréia 2011 - Como vivenciá-las no cotidiano da escola?” e palestra da gestora do Polo Recife da RSE, Valéria Rodrigues, sobre o “Sentido de pertença à RSE”.

Parceria entre Serviço de Orientação Educacional e Serviço Pastoral
No dia 27 de abril, os serviços de Orientação Educacional e de Pastoral Salesiana do Colégio Salesiano Dom Bosco - Paralela estiveram reunidos para analisar projeto para Encontros de Formação, tendo em vista  dar inicio a  esta atividade no mês de maio do ano corrente. A novidade do projeto é tornar interdisciplinar a referida atividade, envolvendo educadores da formação básica e da pastoral. Há outras propostas interessantes também, tais como: escolha de temas de acordo com as necessidades de cada turma, redimensionamento do horário dos encontros e ampliação do envolvimento dos estudantes na organização e execução dos encontros.

Salesiano promove 3ª Copa de Natação Dom Bosco
Evento esportivo tem participação de atletas de colégios e apoio de grandes nomes da natação baiana.  O Colégio Salesiano Dom Bosco (Paralela) promove, no próximo sábado, 30/04, a 3ª Copa de Natação Dom Bosco reunindo atletas da instituição de ensino e também dos colégios Militar de Salvador, Vitória Régia e Villa Lobos. Serão realizadas provas em diversas modalidades e categorias com nadadores (masculino e feminino) na faixa etária dos 03 aos 16 anos federados e não federados integrantes das escolinhas de natação das referidas escolas. O evento, que pretende reforçar a força da natação baiana e estimular a descoberta de novos talentos, vai contar com as presenças dos nadadores baianos: Alan do Carmo (vice-campeão mundial de Maratonas Aquáticas); Luiz Rogério Arapiraca (integrante da equipe brasileira de natação) e Vitor Simões Pires (integrante da equipe brasileira de natação e da equipe brasileira de maratonas aquáticas). Os esportistas prestigiarão o evento com discursos de incentivo à prática da natação e ao fortalecimento desse esporte na Bahia.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Semana Santa nas escolas

SALESIANOS DE DOM BOSCO | PADRE JOSÉ FERREIRA 9.0