Dom Lustosa:Para Vivenciar a Semana Santa

O grupo da pastoral da liturgia da Capela Dom Bosco, no Colégio Salesiano Dom Lustosa, atendeu ao convite do seu pastor, Pe Anderson, para um momento de reflexão sobre  Semana Santa.
O evento, que teve lugar na véspera do Domingo de Ramos, objetivou despertar, nos participantes, os verdadeiros sentimentos que devem preencher a mente e os corações dos cristãos ao comemorar a paixão, morte e ressurreição de Cristo.
Um texto do profeta Ezequiel (37, 1-14) serviu de base para a oração inicial, enfatizando a ação do Espírito de Javé; o profeta foi levado a um vale cheio de ossos sem vida e presenciou a ressurreição desses ossos pela força do Espírito de Javé. A reflexão sobre este texto ocasionou um questionamento pessoal; como vivi a quaresma? Como ossos sem vida ou como ossos vivificados pelo Espírito? A partir daí, todos, a uma só voz, invocaram o Divino Espírito Santo através de preces intercaladas de cânticos.
Como ponto culminante, Pe Anderson convidou a todos para uma viagem com Jesus através das bem-aventuranças. Lido o texto de Mateus (5,1-12), ele mostrou como Jesus viveu, em sua vida terrena, cada uma das bem-aventuranças proclamadas por Ele. Neste momento, os participantes interagiram apoiados num texto previamente preparado.
Após estas considerações obre as bem-aventuranças, houve o momento do deserto em cada participante aprofundou individualmente suas reflexões.
Em seguida, num gesto simbólico de disponibilidade para servir a Cristo no próximo e de purificação, todos os participantes lavaram as mãos uns dos outros.
Por fim, um jantar simples, mas num clima de aconchego fraterno, encerrou este momento de aprofundamento espiritual que, na opinião de todos, foi muito significativo.

Texto: Sr Aroldo

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Semana Santa nas escolas

SALESIANOS DE DOM BOSCO | PADRE JOSÉ FERREIRA 9.0