RECIFE-BONGI | III Encontro das Empresas Parceiras do Programa Jovem Aprendiz

Imagem: Divulgação
Veja em cada jovem uma vida a salvar

A Escola Dom Bosco, entidade não governamental de ação social da Rede Salesiana do Brasil, promove no dia 21 de novembro o III Encontro de Empresas Parceiras do Programa Jovem Aprendiz -  que traz o tema: “Veja em cada jovem uma vida a salvar”, com o objetivo de sensibilizar as empresas a priorizar a contratação  de adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade social. 

De acordo com a promotora de Justiça da Infância e Juventude do Rio Grande do Sul, Cinara Vianna Dutra Braga “Sem essa oportunidade, um grupo numeroso de jovens perde a chance de melhorar o nível de escolaridade e de encontrar espaço no mercado de trabalho. E são justamente os que mais precisam desse suporte. O que nós queremos é que os empresários exerçam a sua responsabilidade social, oferecendo oportunidade para aqueles que mais precisam” - alertou a promotora.

O evento é uma forma de fomento de novos parceiros que agreguem forças para a inserção desses jovens de contextos de vulnerabilidade social para a formação profissional na condição de aprendiz, conforme preconiza a lei 10.097/2000. 

O Encontro visa apresentar cases de experiências exitosas de contratação de adolescentes/jovens da Região Metropolitana do Recife, inseridos no Programa de Aprendizagem Profissional, em parceria da Escola Dom Bosco com empresas públicas e privadas.  O momento contará com a presença da Procuradora do Ministério Público do Trabalho, Sra. Jailda Pinto, especialista na área de vulnerabilidade social, Profª Valéria Nepomuceno e a Auditora Fiscal do Trabalho e Emprego, Sra. Simone Brasil – que, na ocasião, esclarecerá dúvidas sobre características do Programa, processo de contratação, acompanhamento dos jovens, entre outros.

Sobre o Programa Jovem Aprendiz

A Lei da Aprendizagem, nº 10.097/2000, juntamente com o Decreto Federal nº 5.598/2005, determina que as empresas de médio a grande porte devem contratar uma porcentagem equivalente de 5% a 15%, do quadro de trabalhadores, em funções que demandem formação profissional, adolescente/jovem com idade entre 14 e 24 anos (não se aplica o limite de 24 anos para  pessoa com deficiência). O contrato de trabalho pode durar até dois anos e, durante esse período, o jovem é capacitado na instituição formadora e na empresa, combinando formação teórica e prática.

Serviço:

III Encontro das Empresas Parceiras do Programa Jovem Aprendiz.
Dia: Terça-feira, 21 de novembro de 2017
Horário: Das 08h30 às 12h
Local: Auditório da Escola Dom Bosco – Av. Abdias de Carvalho, 1855,  Bongi - Recife-PE

Por Comunicação Escola do Bosco Bongi, Recife, PE

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Semana Santa nas escolas

SALESIANOS DE DOM BOSCO | PADRE JOSÉ FERREIRA 9.0