SALESIANOS | OS MOMENTOS FORTES DE ENCONTRO COM O REITOR MOR
Imagem: Divulgação |
No dia posterior ao término do Festival (23/10), à tarde, no auditório João Paulo II, nas dependências do Colégio Salesiano Sagrado Coração, o Reitor-Mor se encontrou com os Salesianos de Dom Bosco da Inspetoria do Nordeste. Todos aqueles que não estavam impossibilitados por algum motivo de força maior fizeram-se presentes. Na ocasião, cada diretor apresentou os membros pertencentes à sua comunidade.
Após as apresentações, de forma muito próxima e familiar, o Reitor-mor fez seu momento de fala aos Salesianos. Em seu discurso, destacou a imensa alegria de estar no Nordeste do Brasil, fez uma análise otimista e realista da situação da Congregação e, dando graças a Deus pela boa situação da Inspetoria Salesiana do Nordeste, destacou a necessidade de sempre buscar e potencializar a eficácia do trabalho apostólico e a autenticidade da vida religiosa consagrada. Abordou a importância do fortalecimento da pastoral vocacional e o fortalecimento da Congregação. Terminado este momento, o pós-noviço Leandro Francisco fez os agradecimentos em nome de todos. Houve, posteriormente, um rápido lanche, seguido da partida para Porto de Galinhas.
Todos chegaram à Pousada Neves, em Porto de Galinhas, à noite. Na chegada, após o jantar, iniciou-se um momento cultural com músicas, canções, declamação de poesias e a tradicional homenagem aos irmãos que comemoravam jubileu de vida religiosa ou de ordenação. Neste clima de descontração, o Pe. Ángel e seu secretário, Pe. Horácio Adrian Lopez, cantaram ao som do violão, tocado pelo próprio Reitor-mor.
O dia posterior, terça-feira (24/10), iniciou-se com a santa Missa, presidida pelo Pe. Ángel. Após o momento, todos tiveram tempo livre para o lazer. O Reitor-Mor, no entanto, juntamente com os irmãos Pe. Horácio, Pe. Pessinatti, Pe. Demontier e Ir. Nivaldo, engajaram-se na cozinha e prepararam um almoço à base de peixe, fazendo jus ao passado de pescador que teve o Pe. Àngel nos mares das Astúrias. Todos apreciaram o delicioso almoço preparado pelos cozinheiros "ad hoc".
Após o almoço, a maior parte dos irmãos partiram rumo a suas próprias comunidades. Outros, no entanto, ficaram ainda em Porto de Galinhas durante toda a tarde. Foi justamente, no turno da tarde, que o Reitor-Mor e o seu secretário aproveitaram a praia e o mar, algo que, segundo eles mesmos, dificilmente acontece nas visitas às inspetorias. No início da noite, o Pe. Àngel e os que o acompanharam em toda a visita partiram para a Casa Inspetorial, onde estavam hospedados.
A Deus, o louvor e o agradecimento de todos que viveram tais momentos tão salutares e cheios de amor fraterno na presença daquele que é Dom Bosco entre nós!
Por Luan Hadney, SDB
Comentários
Postar um comentário