Matriz de Camaragibe | Comunidade Salesiana comemora os 24 Anos do Centro Juvenil
Imagem: Divulgação |
Na quarta-feira, 15 de novembro, a comunidade salesiana de Matriz de Camaragibe, AL, está em festa pelos 24 anos da inauguração do Centro Juvenil Dom Bosco.
A data festiva também marcará a reinauguração do espaço físico, que nos últimos meses, vem passando por grandes reformas sob a orientação do pároco Pe. Gilberto Silva, SDB.
Quadras esportivas foram restauradas, realocação da pista de corrida e dos campos society, pinturas internas e externas, compra e restauro de jogos parados (ping pong, totó, sinuca, etc), implantação de postes e refletores nos campos e quadras externas. Tudo adquirido com o apoio da Rede Salesiana Brasil, prefeitura de Matriz de Camaragibe, Governo do Estado de Alagoas, Secretaria de Esportes e outros benfeitores.
A celebração eucarística aconteceu na manhã do dia 15 de novembro, às 07:30h, como o início das comemorações festivas, presidida pelos padres Gilberto e Emerson, contando com a presença do Irmão Toni Cibin e a participação ativa de toda a comunidade, animação do Coral Bom Jesus – que também comemora 24 anos de existência.
Após a celebração eucarística, foram abertos os jogos esportivos nas quadras e nos espaços comuns; para finalizar, foi realizada uma feijoada promovida pelo grupo conhecido como “Mamães Margaridas”, voluntárias que auxiliam diariamente o Centro Juvenil.
Nesses 24 anos de funcionamento, o Centro Juvenil Dom Bosco tem sido referência no trato com as crianças e os jovens de Matriz.
História
Obra Social Salesiana – Espaço Juvenil, em Matriz do Camaragibe.
Em 1993, há 24 anos, nascia em Matriz de Camaragibe, um espaço educativo, lugar de oração, encontros juvenis, ambiente de experiências de humanidade e fé; de lazer e responsabilidade; de crescimento pessoal e comunitário. Neste local, era fundado pelos Salesianos, O Centro Juvenil Dom Bosco.
Os Salesianos chegaram a Matriz de Camaragibe em 1983. Frente a inúmeros desafios, como pobreza, violência, falta de oportunidades profissionais e de lazer esportivo, os Salesianos de Dom Bosco não cruzaram os braços. Organizaram-se na realização de um bonito trabalho evangelizador e socioeducativo. A par das muitas necessidades do povo, surgiu a ideia da criação de um Centro Juvenil. Unindo forças e buscando recursos fora do país, a comunidade salesiana de Matriz concretizou este grande projeto, sob a orientação de Dom Valério Breda, SDB (atual Bispo da Diocese de Penedo), na época, pároco da cidade.
O Centro Juvenil, hoje, apresenta-se aos jovens como uma comunidade ampla e aberta, com capacidade também de comunhão profunda que oferece a possibilidade de viver e realizar experiências e atividades específicas. É lugar de encontro. Seu propósito é de estabelecer um diálogo constante e contemporâneo com uma massa juvenil e com os grupos engajados. Tanto a massa, quanto os grupos, são elementos caracterizados e constitutivos da essência das obras salesianas. É aberto a todos. A abertura a todos inclui a indicação clara de que se trata de entrar num ambiente de crescimento, que exige comportamento adequado, respeito aos outros e escuta da solicitação a uma vida engajada. Propõe atividades e cria serviços. Sobretudo, oferece possibilidades a grupos diversos com interesses vários e objetivos próprios.
O Centro Juvenil, como casa que acolhe, paróquia que evangeliza, escola que encaminha para a vida e pátio para os jovens se encontrarem como amigos e viverem na santa alegria ensinada por Dom Bosco, preza pelo sentido de pertença - onde todos são corresponsáveis pelo seu crescimento e preservação através do voluntariado, cooperação, doações e participações diversas. O maior tesouro é o Oratório Dom Bosco, onde todas as tardes, ao modo de Dom Bosco, crianças, adolescentes e jovens brincam, rezam, criam, partilham e se divertem em sintonia com Deus.
O centro juvenil se oferece, portanto, como ambiente total, enquanto permite experiências unitárias.
Por Pascom –Matriz de Camaragibe, Alagoas
Comentários
Postar um comentário