NA INSPETORIA SALESIANA DO NORDESTE, O ANO DE 2018 JÁ COMEÇOU!

Imagem: Divulgação
Aconteceu, nos dias 14 e 15 deste mês de novembro, na Casa de Encontros de Jaboatão-Colônia, o Encontro Geral de Animação Pastoral, reunindo as lideranças de toda a comunidade inspetorial (inspetor, conselho inspetorial, diretores, párocos e comissões inspetoriais de gestão, escolas, comunicação, ação social, ajs e paróquias), num total de 48 participantes. Esse segundo encontro do ano deste destacado grupo foi de formação e planejamento do ano de 2018. 

O encontro foi aberto, no dia 14, às 14 horas, com um momento de espiritualidade e a palavra do Pe. Pessinatti. Ressaltando a importância do encontro, o Inspetor apresentou as linhas organizativas do Quadro de Referência da Pastoral Juvenil. “Estamos a serviço do projeto pastoral educativo-salesiano”, disse ele. Veio então um tempo de trabalho em grupo, quando cada Comissão tomou o PEPS inspetorial (em sua última edição, a de 2009) e debruçou-se na sua respectiva área, o que o Inspetor chamou de “imersão criativa”. 

Em plenário, na entrada da noite, houve partilha da caminhada positiva de algumas obras: o Colégio de Fortaleza, representado por sua diretora pedagógica, Profa.  Adriana Bringel; o Oratório de Jaboatão, apresentado pelo seu gerente Prof. Valdeci Urbano; a Escola Dom Bosco do Bongi, com relato de sua diretora Mirelly Silva Bezerra; e a Escola Nossa Senhora Auxiliadora, da Colônia, em exposição de sua diretora pedagógica Profa. Elisângela Mendes. O primeiro dia de trabalho  se encerrou com a celebração eucarística na Basílica de Nossa Senhora Auxiliadora e um jantar de confraternização.

O dia 15, feriado da proclamação da República, segundo dia do encontro, começou com a celebração eucarística e a apresentação da caminhada de superação do Colégio de Juazeiro, com a apresentação de sua diretora pedagógica Profa. Marinalva Pereira. Em trabalho por comissão, foi feita uma avaliação de seus respectivos planos de ação 2017 e foi esboçado o planejamento de atividades para o ano de 2018. 

Em plenário, na segunda parte da manhã, apreciou-se o Calendário Inspetorial 2018, já com a integração das datas das diversas comissões. Deu-se ainda, em plenário, o lançamento da Colônia de Férias 2018, com a apresentação do tema, do subsídio e de informações sobre a adesão de comunidades salesianas e outras. O subsídio leva o título “Uma brincadeira que conduz a Deus” e apresenta um roteiro para apresentação da figura de adolescentes educados em comunidades educativas pastorais salesianas.  Após a avaliação escrita do evento e uma palavra final de agradecimentos do Pe. Inspetor, o encontro foi encerrado com a bênção de Nossa Senhora Auxiliadora. 

Este grande grupo de liderança volta a se reunir no início do ano de 2018, para manter o ritmo de formação e animação do trabalho salesiano nos sete estados por onde se estende a ação salesiana no Nordeste. 

Por Pe. João Carlos Ribeiro  

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Semana Santa nas escolas

SALESIANOS DE DOM BOSCO | PADRE JOSÉ FERREIRA 9.0