NATAL | Deficiência visual é tema de projeto da Sala Multifuncional com alunos do ensino médio
Imagem: Divulgação |
O objetivo do projeto é conscientizar os alunos para o fato de que todas as pessoas são diferentes e especiais e que cada sujeito deve ser respeitado em sua singularidade. “Compreender as limitações e necessidades do outro são essenciais para o crescimento como ser humano. Nossa proposta é apresentar aos educandos pessoas que superam seus limites a fim de estimulá-los a acreditar mais em si mesmos e potencializar suas capacidades”, explica Rosângela Tajra, psicopedagoga responsável pela sala multifuncional.
Os alunos do Instituto de Educação e Reabilitação de Cegos falaram um pouco sobre suas rotinas diárias bem como detalhes particulares da vida de cada um, apresentando assim, verdadeiras lições de superação, crescimento, realização de sonhos e força de vontade. Para encerrar, colocaram todos os presentes para cantar acompanhados ao som de um saxofone.
Os educandos do Salesiano consideraram a proposta muito positiva e se mostraram incentivados a visitar o Instituto para conhecer melhor a realidade dos jovens do local.
Dinâmica
Durante a palestra, alguns educandos e um educador foram convidados a usar máscara de olhos e andar com bengalas para ter ideia do dia a dia de um deficiente visual. A experiência foi descrita como “desesperadora” pelos participantes que foram privados de um sentido tão especial.
Por Cileide Siqueira, Coordenadora de Comunicação Salesiano Natal
Comentários
Postar um comentário