Fortaleza | Rádio Dom Bosco participa de Seminário de Comunicação no Rio de Janeiro
Imagem: Divulgação |
O arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta, abriu oficialmente o evento, que reuniu mais de 100 participantes de 40 dioceses, destacando que a iniciativa é da Arquidiocese do Rio, mas se coloca a serviço da Igreja no Brasil. “Todos nós, de alguma forma, temos alguma experiência com as redes, e, nesse momento da história, vale muito a pena refletir sobre esse assunto. É muito importante discutir, aprofundar e escutar especialistas da área que vão nos mostrar o cenário atual e o futuro das novas tecnologias, além, é claro, da visão da Igreja com relação a esse ambiente, pois ela tem toda uma maneira própria de atuar e grande ação na rede digital”, declarou o cardeal Orani.
Padre Antônio Xavier, assessor da Comissão Episcopal para Comunicação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB e palestrante do evento, acredita que a igreja deve estar presente na cultura digital, até porque a rede é utilizada por pessoas, que precisam ser evangelizadas. “A evolução da tecnologia é tão inerente quanto a evolução da humanidade...vivencia-se uma grande variedade de itens tecnológicos capazes de facilitar a vida e os relacionamentos e impulsionar a produtividade”, disse Pe. Antônio.
O vice-presidente executivo da Qualcomm Technologies e um dos palestrantes convidados, Cristiano Amon, destacou os avanços do smartphone, segundo ele a maior plataforma de desenvolvimento e comunicação da humanidade. “Nas residências, na lógica da “internet das coisas”, os eletrodomésticos cada vez mais estão integrados com os dispositivos e pouca coisa, hoje em dia, se faz nos computadores que não podem ser feitas nos smartphones, com a diferença do tamanho de tela. Uma diferença no comportamento das famílias que reflete, por exemplo, na compra de produtos em geral: nos Estados Unidos, a venda no varejo e lojas físicas estão em constante declínio já que praticamente tudo pode ser realizado e adquirido por meio dos aparelhos móveis”, exemplificou Cristiano.
Após retornar do evento, o material do Seminário foi disponibilizado aos demais colaboradores da Rádio Dom Bosco, que assim, tiveram acesso ao conteúdo do evento.
Por Jocasta Pimentel, Rádio Dom Bosco – Fortaleza
Comentários
Postar um comentário