Seminário de Educadores em Natal discute desafios e perspectivas da educação
Com o objetivo de favorecer a formação continuada dos educadores e confirmar a prática pedagógica que tem como base educar evangelizando e evangelizar educando, os Colégios Salesianos do Rio Grande do Norte, unidades São José e Dom Bosco, promoveram, entre os dias 24 e 26 de setembro, o Seminário de Educadores. O evento, realizado na unidade Dom Bosco, trouxe palestrantes renomados nacionalmente para refletir e debater assuntos embasados na temática central do evento: Educação – desafios e perspectivas. Cerca de 200 educadores de escolas da RSE, associadas à ANEC e de outras instituições do estado, participaram do seminário.
Na noite do dia 24 foi realizada a conferência de abertura, com a palestra de Padre Natale Vitali, salesiano conselheiro geral para a América Cone Sul, que falou sobre o estilo e desafios da filosofia salesiana de educação. A cerimônia de abertura contou com a presença de representantes das casas salesianas do estado, do inspetor Padre Diego Vanzetta e da presidente da Rede Salesiana Brasil, Irmã Amélia de Assis Castro. O momento oracional foi conduzido pela equipe de Pastoral da unidade Dom Bosco e os grupos artísticos da unidade São José se apresentaram no momento cultural.
No segundo dia de evento, os participantes assistiram palestra da Mestre em educação e autora de diversas publicações sobre avaliação mediadora, Jussara Hoffman. Ela abordou as concepções e metodologias que norteiam a avaliação da aprendizagem. Simultaneamente, os participantes da área de gestão administrativa assistiram à palestra de Samuel Gondim sobre gestão de processos, na Sala de Audiovisual.
Assertividade, comunicação e relacionamento interpessoal também foram assuntos abordados no ciclo de palestras da área de gestão administrativa, com o educador corporativo Flávio Emílio. À tarde, foi a vez do professor Gilberto Alvarez (Giba) ministrar palestra com o tema “Uma revolução chamada ENEM”, no ciclo de gestão pedagógica. Encerrando a programação do segundo dia da área administrativa, Osvaldo Arouca falou sobre os aspectos jurídicos relevantes para uma boa gestão.
Um dos pontos altos do Seminário foi a palestra de César Nunes, professor da UNICAMP. Com o tema “Antevendo o futuro: tendência da educação básica no Brasil”, ele apresentou o protagonismo do papel do professor e a relação escola e família. Em uma palestra dinâmica, repleta de histórias de vida, ele emocionou os participantes.
No sábado (26), a palestra da Ir. Adair Sberga, entitulada “A formação da pessoa em Edith Stein e o Sistema Preventivo de Dom Bosco”, encerrou a programação voltada para a área pedagógica. Na área administrativa, a psicóloga Cristina Hahn falou aos participantes sobre a excelência no atendimento ao cliente. A última palestra do evento foi a do contador Pedro Henrique Júnior, que abordou a visão da tesouraria e controladoria.
No encerramento do evento, Padre Robson, diretor geral dos colégios Salesianos do RN, ressaltou o elevado nível das palestras e pontuou: "Levamos desse Seminário a certeza de que é impossível educar sem diálogo e sem estar preparado. Educar requer exigências e uma delas é ser portador da chama da esperança, pois é ela que deixa viva o sonho de vencer."
Comentários
Postar um comentário