Delegados de Comunicação Social do Cone Sul se reuniram em Brasília


Foi realizado de 18 a 21 de setembro, no Centro de Convenções Israel Pinheiro, em Brasília, DF, o encontro dos delegados de Comunicação Social do Cone Sul, com a participação de representantes do Brasil, Argentina e Chile.
O evento teve início com uma Celebração Eucarística e posteriormente o conselheiro geral para a Comunicação Social dos Salesianos, padre Filiberto Gonçalez Plasencia, deu as boas vindas a todos e falou sobre a importância deste encontro para a missão salesiana.
Entre os objetivos do encontro estavam: atualizar os planos de Comunicação Social inspetoriais, de acordo com o Capítulo Geral 27 dos Salesianos (CG27) e o Projeto do reitor-mor dos Salesianos 2014 – 2020 (pontos fortes, pontos fracos e prioridades); distinguir e priorizar os principais desafios da nova cultura, as novas linguagens e as novas tecnologias da Comunicação para a formação, escola e para a paróquia salesiana; acordar e propor uma modalidade de presença dos salesianos e dos colaboradores mais próximos nas redes sociais; e apresentar a proposta de uma ética para as comunicações digitais.

O encontro também contou com a presença do inspetor da Missão Salesiana de Mato Grosso, padre Gildásio Mendes, que apresentou uma palestra sobre o tema: “ética em Comunicações digitais”, assunto debatido posteriormente entre os participantes.
Também fez parte da programação do encontro a apresentação de trabalhos relacionados ao tema Comunicação Social, entre esses: o “desafios para a formação e salesianos em redes sociais”; além de uma noite cultural.

Por: Tarcizio Paulo Odelli / Boletim Salesiano
A Comunicação Salesiana na América mira ao futuro

(ANS – Roma) – O trabalho articulado entre os Setores da Missão salesiana; a formação (de Salesianos, leigos, pais e jovens) às novas linguagens e à mídia; políticas claras e articuladas entre as empresas de comunicação existentes; e a reflexão e implementação das Tecnologias da Informação e da Comunicação na Escola, foram apenas algumas das conclusões a que chegaram os Delegados para a Comunicação Social (CS) das duas Regiões: Interamérica (12-15 de setembro, no Peru) e América Cone Sul (18-21 de setembro, no Brasil), sob a guia do P. Filiberto González, Conselheiro Geral para a Comunicação Social.
Por Andrés Felipe Loaiza, SDB.
Para tratar do tema guia da Comunicação Social, desde o Capítulo Geral 27 (CG27) aos cenários educativo-pastorais da família, da escola e da paróquia, os Delegados de CS das duas Regiões salesianas da América reuniram-se em dois diferentes encontros, chegando a algumas conclusões sobre que trabalhar em cada Região e cada Inspetoria, tendo por base o Sistema de Comunicação Social Salesiano (SSCS).
Na ÁREA DA ANIMAÇÃO se torna necessário dar maior atenção ao relacionamento entre os Setores da Missão salesiana, com particular ênfase à “Comunicação e Formação”, através de um projeto que estabeleça os elementos formativos (de comunicação, sobre as novas linguagens e meios) para Salesianos, Leigos, Pais e Jovens.
Na ÁREA DA INFORMAÇÃO, os Delegados de ambas as Regiões consideram oportuno partilhar as respectivas experiências, através dos vários canais e da criação de um “manual de estilo” que permita melhor orientar os critérios, a fim de tornar conhecidas as presenças salesianas nos diversos Meios ou Canais de comunicação.
Quanto à ÁREA DE PRODUÇÃO E EMPRESAS, é fundamental que as empresas de comunicação (casas editoras, empresas gráficas, rádios, televisões, centros de produção, ....) sejam articuladas segundo as linhas e políticas comunicativas, econômicas e pastorais da Congregação.
No que respeita aos BENS ARTÍSTICOS E CULTURAIS, observou-se a necessidade – para aqueles que ainda o não fizeram – de proceder a um inventário ou a um processo de mapeamento, catalogação e difusão, das coleções culturais, históricas e artísticas das Inspetorias.
Além disso, faz tempo que se reflete sobre a PRESENÇA DOS SALESIANOS E DOS SEUS COLABORADORES NAS REDES SOCIAIS para estabelecer alguns critérios de base a fim de tornar a presença salesiana nesses meios realmente educativa e evangelizadora. Tais critérios já foram objeto de reflexão e serão publicados, estudados e difundidos pelos Delegados Inspetoriais de CS.
Enfim, como elemento a mais, emergiu a promoção da reflexão sobre o USO das Tecnologias da Informação e da Comunicação, nas Escolas Salesianas da América.
Os documentos com as conclusões em ambas as Regiões estão disponíveis em SDB.ORG

Fonte: InfoANS - www.infoans.org

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Semana Santa nas escolas

SALESIANOS DE DOM BOSCO | PADRE JOSÉ FERREIRA 9.0