ENEM: escolas salesianas se mobilizam com atividades e programações especiais

O Exame Nacional do Ensino Médio 2015 será realizado no próximo fim de semana, sábado e domingo (24 e 25) e para a maioria dos candidatos a reta final será de exercícios para controle da ansiedade.  Além do horário de verão, de acordo com o Edital deste ano os alunos ainda terão que enfrentar 30 minutos de portões fechados até que os envelopes das provas sejam abertos.
 A mudança no Edital se soma a ansiedade natural do processo, que marca o encerramento de uma fase escolar para o início da universitária. Quanto mais perto de uma prova decisiva, maior costuma ser a ansiedade dos candidatos que se preparam para o tão esperado dia. A ideia de que o Enem pode mudar o rumo da sua vida – ou adiar os planos por mais um ano — pode causar o maior frio na barriga.
Para a aluna Joyce Galliza, da 3ª série do Salesiano São José, a expectativa é ainda maior. Ela buscará uma vaga no curso de Medicina, o mais concorrido da UFRN. Nos dias que antecedem o exame, o desafio é manter a calma e conter a ansiedade. “Há 2 semanas eu estava bem mais nervosa. Agora procuro diminuir um pouco o ritmo, revisar o conteúdo e procurar atividades que me deixem mais tranquila, como ir à missa”. A aluna, que tem uma trajetória escolar de destaque, confia na preparação realizada ao longo do ano para obter um bom resultado. “Os professores têm sido muito importantes, passando confiança. Sei que fiz um bom trabalho e que mesmo que eu não consiga a aprovação, minha média será boa”, afirma.
O formato do Exame é outro fator que só aumenta a ansiedade dos candidatos. O estudante passa quatro horas e meia cada um dos dois dias resolvendo 180 questões extensas, impressas em letra pequena, em design monocromático e com pouco espaçamento entre as linhas. Durante o exame cansativo e exigente os candidatos têm em média apenas três minutos para resolver cada questão.
A estudante Lidiane Delgado alterna picos de ansiedade e momentos de confiança. Para ela, a maior preocupação é o tempo de prova, principalmente no segundo dia. “As questões são mais complicadas e exigem mais dedicação”. Por outro lado, a aluna afirma que a contextualização das questões é uma vantagem. “Para quem estudou, a contextualização facilita a aplicação dos conhecimentos”, explica. A estudante, que pretende cursar Psicologia, comemora os bons resultados nos últimos simulados realizados na escola.
Com tanta pressão, os conteúdos trabalhados durante todo o acabam escondidos por um véu de medo e dúvidas. É aí que surge a questão: como controlar a emoção e realizar uma prova tranquila?
O Colégio Salesiano de Natal promove, durante esta semana, uma série de atividades voltadas para os alunos que vão prestar o exame. Além de aulões de revisão no contraturno, os alunos participaram de momentos de oração e reflexão, que ajudam no despertar da autoconfiança e ameniza a ansiedade. A tradicional Missa do Envio, realizada nesta sexta-feira. 
Por: Marcella Mendes ( Colégio Salesiano São José - Natal)

ATIVIDADES EM TODAS AS ESCOLAS SALESIANAS


Além do Colégio Salesiano São José, todas as escolas salesianas da Inspetoria que tem Ensino Médio desenvolveram nesta reta final para os exames atividades especiais com seus alunos. Todas as equipes pedagógicas e pastorais se mobilizaram. Aulões, missas, aconselhamentos, momentos para  tirar as últimas dúvidas ou relaxar, tudo no "Estilo Salesiano". 
No decorrer deste segundo semestre, o Colégio Salesiano de Aracaju montou toda um projeto denominado 'Liga Salesiana", Já o Salesiano Recife produziu uma série de videos na 'TV Salé' com dicas para o ENEM. Toda a Rede Salesiana de Escolas, em parceria com a plataforma Geekie intensificou a preparação para o exame. Os Colégios Salesianso de Salvador promveram diversos aulões e atividades  dirigidas à preparação dos alunos. Mas nesta última semana, a prioridade foi mais trabalhar o psicológico dos alunos, ao estilo salesiano.
Em Parnamirim - RN, assim como em Natal, hoje (sexta dia 23) após momento de dicas e orientações do SOE e da Psicologia, os educandos participam agora da Missa do Envio celebrada pelo diretor Padre Robson. Em Carpina, eles participaram durante toda manhã de hoje  de várias atividades motivacionais, que acima de tudo serviram para mostrar que todos nós da família salesiana acreditamos em cada um deles.  O diretor, Pe. Anderson Alvelino, fez um lindo momento de oração  e aconselhamento na capela da escola. 




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Semana Santa nas escolas

SALESIANOS DE DOM BOSCO | PADRE JOSÉ FERREIRA 9.0