Ação Social: Educadores salesianos participam de formação com Canal Futura sobre abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes

No dia 26 de outubro os educadores da Escola Dom Bosco – EDB, participaram de uma formação ministrada pela equipe do Canal Futura. A formação faz parte da implementação do projeto “Que Exploração é essa?”subsidiado pela Fundação Vale e Fundação Roberto Marinho.
A temática central do encontro foi o abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes, vivenciada a partir dos vídeos produzidos para mobilização de equipes compostos por 06 episódios de 06 minutos em média. Outro rico material utilizado foi a construção de um organograma que aborda as etapas e processos que envolvem a exploração sexual desses infantes.
Na ocasião também participaram os educadores da Escola Salesiana da Colônia; do Centro Educacional Nossa Senhora Auxiliadora – Bongi; do Oratório Dom Bosco-Curado; o técnico responsável pelo Centro Educacional Dom Bosco – Oratório de Jaboatão; o psicólogo e a coordenadora pedagógica da Escola Dom Bosco.
“A temática foi escolhida considerando justamente o nosso público alvo que em sua maioria encontram-se em situação de múltiplas vulnerabilidades atendidos pelas instituições presentes e na Rede Salesiana de Ação Social”, esclareceu Fernanda Santana, coordenadora pedagógica da EDB, que enfatizou também, a importância de, pela primeira vez, conseguir reunir numa mesma formação, educadores de outras unidades salesianas de ação social do Polo Recife.
Ainda sobre a formação, a coordenadora de mobilização e articulação do Canal Futura, Cinthia Sarinho, comentou sobre a importância da ampla multiplicação do material entre os atores que lidam com o público infanto juvenil.
o Encontro aconteceu na sede da Escola Dom Bosco, no bairro do Bongi, em Recife.
Por: Eudes Fonsceca
----

Sobre a Serie de programas 'Que Abuso é Esse?'

A violência sexual praticada contra crianças e adolescentes é o tema da serie Que Abuso é Esse?, que é apresentado na grade de programação do Canal Futura. Os vídeos, segue o mesmo formato da série anterior (que exploração é essa) fazendo uso de linguagem lúdica para tratar desta que é uma das mais graves violações de direitos humanos de crianças e adolescentes previsto no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), e aprofundar os debates sobre o tema.
Com oito episódios, a série tem como protagonistas três personagens de marionetes – a professora Elvira, o agente de saúde Damião e a dona de casa Neusa. Ao longo do programa, o trio de marionetes discute um assunto e, em seguida, um ou mais especialistas (que pode ser um profissional de saúde, advogado, psicólogo, educador, sociólogo ou assistente social) complementa com esclarecimentos e mais informações sobre o tema. Ao final de cada programa, informações sobre o Disque 100 – Disque Direitos Humanos são divulgadas, estimulando o seu uso e ressaltando sua importância.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Semana Santa nas escolas

SALESIANOS DE DOM BOSCO | PADRE JOSÉ FERREIRA 9.0