Refugiados: os salesianos também abrem suas portas

O reitor maior insta as províncias da Europa a responder ao apelo do papa


Foto: Boletin Salesiano Argentina
A congregação salesiana adere com convicção ao apelo lançado pelo papa Francisco de acolher os refugiados. O reitor maior dos salesianos, pe. Ángel Fernández Artime, enviou nesta manhã uma carta aos provinciais da Europa pedindo que avaliem "o que cada província pode fazer e o que pode ser pedido a cada comunidade e paróquia para acolher famílias de migrantes em nossas obras".

Em particular, e de acordo com o carisma salesiano, o reitor maior pede atenção "aos menores não acompanhados e aos jovens. Hospedemos nem que seja uma família, quatro ou cinco pessoas; com o pouco de todos, faremos muito, em parceria com igrejas locais e com o território".

A carta destaca "a imensa tragédia dos refugiados e imigrantes que fogem aos milhares dos próprios países por casa da guerra, da destruição, da fome, da perseguição, e chegam à Europa expondo-se aos graves perigo da travessia do mar e das chantagens dos contrabandistas (...) Diante de tanta tragédia, não podemos permanecer indiferentes a tantas necessidades".

"Dom Bosco, de quem acabamos de celebrar o bicentenário de nascimento, nos ensina a dar respostas concretas. Isso também nos foi recordado pelo papa Francisco na visita a Valdocco, em 21 de junho passado: ‘Obrigado pela sua concretude nas coisas... O salesiano é concreto, vê o problema, pensa e assume a busca de solução’.

“Em nome da caridade e da fraternidade evangélica, em resposta ao chamado de Deus e ao clamor do papa Francisco, agradeço pela generosidade com que vocês mobilizarão todos os recursos possíveis em favor daqueles que, com urgência, nos dirigem um apelo premente".


Fonte: ZENIT 


Clique aqui e leia a carta na íntegra

Também a Madre Reungoat, FMA, adere ao apelo do Papa pelos refugiados
Fotos do artigo -ITÁLIA – MADRE REUNGOAT, FMA, ADERE AO APELO DO PAPA PELOS REFUGIADOS
(ANS - Roma) - "Não podemos fechar nosso coração diante do sofrimento indescritível de famílias, crianças, mulheres que estão procurando um lugar que as receba e uma luz de esperança. O apelo do Papa é, para todas nós, um chamado de Deus que vem a nós através da voz e coração de nosso primeiro Superior (cf. Const. Art. 109)". Assim, a Madre Geral das Filhas de Maria Auxiliadora, Madre Yvonne Reungoat, escreveu às suas irmãs sobre a situação de emergência dos refugiados, evocando também a cooperação de toda a Família Salesiana.
Na carta, a Madre Geral ressalta "o momento histórico sem precedentes que nos compromete profundamente pelo doloroso sofrimento de tantas pessoas" e recorda o forte apelo feito pelo Papa em paróquias, comunidades religiosas, mosteiros e santuários. Por isso, a Madre repete a suas irmãs: "Convido-vos a encontrar um meio de coordenação para agir em sinergia e entrar em contato com pessoas e autoridades competentes. Tudo nos leva a realizar gestos concretos para acolher uma família de migrantes, crianças não acompanhadas, jovens ou mães com crianças", conscientes de que "Hoje Jesus tem, para nós, o rosto dos migrantes".
Lembrando da possibilidade de colaboração com os outros grupos da Família Salesiana e em particular com os irmãos salesianos, ex-alunas/os, Salesianos Cooperadores e colaboradores leigos nas comunidades educativas, Madre Yvonne Reungoat, concluiu: "durante o Capítulo Geral XXIII resolvemos prestar uma especial atenção aos migrantes de todo o mundo. Agora a hora é favorável! (...) Maria Auxiliadora, Dom Bosco e Madre Mazzarello nos ajudem a dar rapidamente uma resposta concreta às necessidades destes nossos irmãos e irmãs".
O texto integral da carta da Madre Reungoat está disponível em italiano no site da ANS e em breve estará disponível em vários idiomas no site www.cgfmanet.org

Fonte: ANS

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Semana Santa nas escolas

SALESIANOS DE DOM BOSCO | PADRE JOSÉ FERREIRA 9.0