Dia do Folclore comemorado nas escolas salesianas

O Dia 22 de agosto, dia do Folclore Nacional,  é marcado por várias comemorações em todo país. Na data ou durante a sua semana, escolas e centros culturais realizam  atividades diversas,  cujo objetivo principal é passar a diante a riqueza cultural de nosso folclore. É o momento de se contar e ouvir as histórias do Saci-Pererê, Mula-sem-cabeça, Curupira, Boto, Boitatá, etc. Também são valorizadas e praticadas as danças, brincadeiras e festas folclóricas.

E com as escolas salesianas não poderia ser diferente. Vejamos aqui alguns relatos das atividades desenvolvidas 


ARACAJU - Folclore na Educação Infantil

Na última sexta, dia 21 de agosto, foi comemorado o Dia do Folclore na Educação Infantil com apresentações de danças relacionadas ao tema.
Durante toda a semana, as turmas do Maternalzinho ao 1° ano aprenderam sobre os elementos, lendas, trava línguas e danças do folclore através de brincadeiras, contação de histórias, maquetes, confecção de sucatas e outras atividades.
O Colégio Salesiano agradece a equipe que realizou esse dia festivo, aos pais presentes e principalmente aos nossos alunos, que deram um show nas apresentações.


JABOATÃO - SEMANA DO FOLCLORE NA ESCOLA SALESIANA DA COLÔNIA

         
 No dia 28 de agosto foi realizado junto aos alunos do Ensino Fundamental I da Escola Salesiana da Colônia a Culminância da Semana do Folclore. 
O Projeto da Semana do Folclore  teve  como  objetivo  principal promover um resgate cultural dos aspectos mais importantes do folclore através de diferentes atividades pedagógicas, despertando assim o interesse das crianças e adolescentes pelo rico universo cultural e regional  que envolve esta temática.  
O encerramento foi um momento de muita descontração e alegria, e contou com a realização de cirandas, apresentações de músicas e danças (como Coco de Roda e Boi Garantido), além de um momento de partilha fraterna,  com uma vasta variedade de comidas típicas.  O evento foi proposto pela coordenação da escola, professores do  1° ao 5º ano do FI , juntamente com aspirantes e pré-noviços Salesianos, que atuam em nossa obra. 

SALVADOR - NAZARÉ
O Colégio Salesiano do Salvador (Nazaré) promoveu na sexta-feira (21/08), atividades lúdicas para celebrar o Dia do Folclore com os estudantes das turmas de Educação Infantil e Ensino
Fundamental 1. A programação teve início às 08h30min, com exposição folclórica,  aberta aos pais para visitação, exibição de artes que evocam as lendas e parlendas; trava-línguas; jogos populares e roda de capoeira. A criançada teve a oportunidade de saborear os quitutes da culinária baiana, no tabuleiro de uma baiana do acarajé. No teatro da escola, houve ainda apresentações artísticas de lendas, provérbios, cantigas de roda e músicas folclóricas. Além da caracterização dos educandos com figurinos dos personagens do folclore brasileiro.  De acordo com a coordenadora pedagógica da educação infantil, Cristina Sodré, “o objetivo pedagógico da iniciativa é estimular a integração das raízes culturais brasileiras na vida cultural dos estudantes”.


CARPINA
No dia 21 de agosto, sexta-feira, Os alunos do Fundamental um da Escola Salesiana Padre Rinaldi também prestaram suas homenagens ao Folclore Brasileiro com trabalhos e apresentações no teatro da escola. 
Já no infantil foi realizado o projeto Semaninha do Folclore, recheado de conhecimento e aprendizado, onde nossos alunos participaram de forma lúdica e prazerosa entre os dias 17 e 21 de agosto.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Semana Santa nas escolas

SALESIANOS DE DOM BOSCO | PADRE JOSÉ FERREIRA 9.0