Semana da pátria nas escolas salesianas

Todas nossas escolas desenvolvem atividades especiais  na semana da pátria. Destacamos aqui as atividades realizadas em Aracaju, Salvador , Carpina e Recife.

O Dia da Independência do Brasil é celebrado em 07 de setembro e o dia é comemorado desde a época do Primeiro Império, que, a cada ano, rememorando a ocasião em que o país se tornou independente de Portugal no ano de 1822.

ARACAJU: Projeto Civismo
Promovido pelo SOE (Serviço de Orientação Educacional), o Projeto Civismo visa incentivar os alunos, de todas as idades, a importância do patriotismo e do respeito à nossa bandeira do Brasil e do nosso Hino Nacional.
            O projeto é posto em prática todas as quintas-feiras, onde uma turma se posiciona no quiosque para o hasteamento das Bandeiras do Brasil, de Sergipe e do Salesiano Aracaju.
Em especial, na Semana da Pátria, um segmento completo (Educação Infanitl, Ensino Fundamental I, Ensino Fundamental II e Ensino Médio) reuniu-se para este momento. Anteriormente, os alunos aprenderam em sala de aula sobre a história do Brasil e sobre o patriotismo, desta forma, já conseguiram entender melhor a importância do projeto. Finalizando com chave de ouro, aconteceu o desfile cívico da Educação Infantil.
O Salesiano Aracaju agradece a toda a equipe de colaboradores e pais que prestigiaram o momento.
Por: Andreza Nonato

Salesiano do Salvador

Os estudantes do Salesiano do Salvador viveram a Semana da Pátria. De 1º a 04 de setembro, eles entoaram o hino nacional e hastearam as bandeiras da Bahia, do Brasil e do Colégio. A abertura aconteceu ontem (01/09), e foi liderada pelos estudantes do Ensino Médio. Quarta-feira (02), é a vez das turmas do Ensino Fundamental 2, seguidas das turmas da 1ª e 2ª série do Ensino Médio (na quinta-feira, 03), e as turmas de Educação Infantil (na sexta, 04). Vestidos com indumentárias de papel com as cores da bandeira nacional, a turma do grupo 2 ao 1º ano do Ensino Fundamental 1 realizaram na sexta-feira, 04, viveram um lindo momento de reverência e amor à pátria. 

Salesiano Dom Bosco – Salvador


De acordo com o professor de história do ensino médio do Salesiano Dom Bosco, Paulo Leite, "o Sete de setembro é uma data cívica nacional e devemos respeitá-la sempre, mas, dentro de uma visão crítica da história, foi apenas um 'arranjo político' naquele momento histórico, excluindo a possibilidade de participação popular Dom Pedro I era parte desse 'arranjo' e não deve ser idolatrado como herói. Se há um herói, este é o povo brasileiro que vem ao longo dos séculos conquistando as mudanças que desejamos para alcançarmos a verdadeira independência". Para viver esse momento, as turmas do Ensino Fundamental I realizaram uma caminhada no Colégio. O ato aconteceu na manhã da sexta-feira, 04/09. Já os estudantes da Educação Infantil realizaram um desfile "Em Defesa da natureza". O ato aconteceu na manhã da quinta-feira, 03/09, Os pequenos lembraram a todos que amar a sua nação significa cuidar do futuro ambiental dela.
Por: Gigliola Sena

Salesiano Carpina

De 1 a 4 de setembro foi realizada  na escola Salesiana Padre Rinaldi a Semana da Pátria com atividades em todos os níveis, fortalecendo o respeito e a cidadania. Além disso, a abertura do Mês da Bíblia na Educação Infantil aliando o patriotrismo a palavra do Senhor.

Salesiano Recife
Durante a manhã da sexta, dia 04, o tema da independência foi tratado por todas as professoras com suas respectivas turmas. Na oportunidade, as educadoras mostraram para as crianças que a Independência do Brasil é um dos fatos históricos mais importantes de nosso país, pois marca o fim do domínio português e a conquista da autonomia política. Muitas tentativas anteriores ocorreram e muitas pessoas morreram na luta por este ideal. Elas citaram o caso mais conhecido: Tiradentes, que foi executado pela coroa portuguesa por defender a liberdade de nosso país. Veja as fotos 


Salesiano Juazeiro

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Semana Santa nas escolas

SALESIANOS DE DOM BOSCO | PADRE JOSÉ FERREIRA 9.0