NATAL // Parceria entre escola e Obra Social salesiana: Cidadania e solidariedade no projeto "Olhar o outro com alegria"

O Centro Educacional Dom Bosco, no Gramoré, foi palco de mais uma etapa do projeto “Olhar o outro com alegria”, desenvolvido pelas turmas de 9° ano do Colégio Salesiano São José. Na tarde desta terça-feira (08), um grupo de alunos foi ao CEDB fazer a entrega dos mais de 1500 itens (entre brinquedos, livros, roupas, calçados e materiais esportivos) arrecadados para a doação. Além disso, eles tiveram a oportunidade de vivenciar momentos de partilha e diversão ao lado dos jovens beneficiados pelo projeto.
A programação da visita incluiu apresentações teatrais e musicais, oficinas de beleza, atividades lúdicas, esportivas e lanche. O projeto “Olhar o outro com alegria” tem objetivo de fazer com que os alunos desenvolvam a consciência de sua importância na sociedade em que estão inseridos para formar um mundo cidadão.
O projeto inclui diversas atividades como a gravação de vídeos sobre a experiência como voluntário, produção textual, campanha de arrecadação e elaboração de arte decorativa. O ponto alto do projeto é a visita ao Centro Educacional Dom Bosco. Após esta etapa, os alunos apresentarão suas experiências na Mostra Científico Cultural, que será realizada no mês de outubro.
Sobre o projeto
O projeto “Olhar o outro com alegria” surgiu a partir do livro de História do 9º ano, o qual desenvolve o tema: a conquista da cidadania pelo ser humano em épocas e espaços diferentes. A proposta da Rede Salesiana é a formação de um cidadão através do conhecimento de suas origens, do conhecimento de outras realidades e do respeito a diferentes formas de ver e entender o mundo. Dessa maneira, o projeto tem a missão de mostrar que cidadania é um conceito histórico e, por isso, o indivíduo enquanto cidadão no século XXI deve assumir a responsabilidade para que todos tenham direito à vida, à liberdade, à igualdade perante as leis, à educação de qualidade, ao trabalho, a um salário justo, à saúde e à dignidade.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Semana Santa nas escolas

SALESIANOS DE DOM BOSCO | PADRE JOSÉ FERREIRA 9.0