RECIFE: Ex-aluno e Salesiano Cooperador conta sua experiencia em Turim no Bicentenário de Dom Bosco

Entrevista com Gilberto Lima

Ele é o Assessor Jurídico da Inspetoria do Nordeste, mas prefere ser lembrado como ex-aluno do Colégio Salesiano Sagrado Coração e Salesiano Cooperador da Família Salesiana. Convicto de que ser Cooperador é uma vocação, Gilberto Roberto de Lima Junior tem clareza do que seja sua missão: levar adiante a obra de Dom Bosco, na condição de salesiano leigo.
Por isso, durante as comemorações dos 200 anos do nascimento de Dom Bosco foi à cidade de Turim juntamente com sua filha (Maria Luiza Ribeiro de Lima - 5° B) e mãe, onde viveram de perto todas as emoções do Bicentenário.  Em entrevista à Redação do Salesiano Recife (RSR), ele revelou um pequeno itinerário de fé e emoção ao longo dos dias que esteve imerso no lugar onde nasceu a Família Salesiana.
RSR - O que motivou você ir até Turim para celebrar o Bicentenário de Dom Bosco?
Primeiro, fazer a peregrinação proposta pelo Reitor-Mor, iniciada com o tríduo preparatório para o Bicentenário. Esse ato ajudou de maneira muito especial na catequese salesiana de Maria Luiza, minha filha. Além disso, rezar e participar da comunhão da Família Salesiana na casa do Fundador*, onde tudo começou, foi de grande valia para minha vida e fé.
RSR - Que sentimentos brotaram no seu coração ao pisar o mesmo solo onde nasceu Dom Bosco e os Salesianos?
De acolhida muito forte pelo sentimento da presença do próprio Dom Bosco em Valdocco. Assim, outro sentimento constante era de agradecimento por todas as graças alcançadas, principalmente a fé e a educação salesiana recebidas.
RSR -  O senhor visitou alguma das casas por onde passou Dom Bosco?
Sim. Fomos primeiro a Roma (embora Dom Bosco não tenha morado lá) para visitar a Basílica do Sagrado Coração, por ele construída, e que para nós do Colégio Sagrado Coração* do Recife tem todo um significado muito especial. Cumpre dois registros importantes: a nossa Basílica do Sagrado Coração é inspirada e em muito lembra a igreja construída por Dom Bosco - a sua devoção ao Sagrado Coração foi transmitida à toda sua Família espiritual e propagada mundo afora. Foi aí (La Cameretta di Don Bosco) que recebemos a primeira catequese de peregrinação (feita pelo Salesiano* Coadjutor Paolo), justamente no quarto onde Dom Bosco se hospedava quando ia à Roma; depois fomos a Valdocco - Casa Mãe – onde foi fundado o primeiro oratório. Finalmente fomos ao Colle Dom Bosco (Colina da bem-aventurança juvenil), onde viveu com sua mãe Margarida (primeira Cooperadora) e teve o sonho 9 anos. Sonho que nos leva ao Cristo Ressuscitado, ao Cristo Bom Pastor, que acolhe, que cuida, que protege, que ama, sobretudo os pequeninos - este o nosso carisma, a nossa Missão. Apesar da rápida visita, foi tempo suficiente para Malu aprender que, sim, "Questa è la nostra casa"; que ali naquele pátio começou a aventura do Santo Sonhador que hoje se espalha em mais de 130 países.
RSR - Como foi estar nos ambientes em que viveram Dom Bosco e os primeiros Salesianos?
Bastante gratificante! Não há palavras para transcrever. Ao sentir a presença de Dom Bosco em cada ambiente, fui tomado por  emoção a todo instante, seguido do sentimento de gratidão pela fé e pela educação recebidas.
RSR - E a festa, o que dizer sobre ela?
Magnífica! Mais de 10 mil pessoas da Família Salesiana de todas as idades e de todos os cantos do mundo. Nos locais da peregrinação encontramos grupos da África, Ásia, América e Europa. Aproveitávamos a ocasião para partilhar experiências, souvenirs e bandeiras. Também fazíamos o convite para manter contato. Mas, independentemente da cultura ou de língua, a linguagem era apenas uma: Celebrar Dom Bosco; conscientes que éramos todos  fruto do Sonho dos 9 anos.

Por: Manoel Moura

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Semana Santa nas escolas

SALESIANOS DE DOM BOSCO | PADRE JOSÉ FERREIRA 9.0