Uruguai - Homenagem à "Revolução Educacional" de Dom Bosco


Fotos do artigo -URUGUAI – HOMENAGEM À "REVOLUÇÃO EDUCACIONAL" DE DOM BOSCO
Documenti Correlati 
(ANS – Montevidéu) – No dia 9 de setembro, o senado uruguaio ressaltou que Dom Bosco realizou a "construção de uma revolução educacional concebendo a educação como a melhor ferramenta para retirar alguém da pobreza, para o seu desenvolvimento pessoal e para o desenvolvimento da sociedade", segundo as palavras do senador Javier García, do Partido Nacional, durante o início de uma sessão que homenageou o fundador da Obra Salesiana, pelo Bicentenário de seu nascimento.
O parlamentar, de formação salesiana, foi o promotor da homenagem a Dom Bosco, que recebeu o beneplácito dos representantes de outras forças políticas, muitos dos quais também educados em escolas salesianas (8 senadores de 36). Garcia também disse que aquele que foi homenageado ontem foi o Santo dos Pobres, que ele "conhecia e amava, e para quem ele dedicou sua vida, para que outros se dedicam a eles".
O evento contou com a presença, entre outros, da Ministra da Educação e Cultura do Uruguai, María Julia Muñoz, do arcebispo de Montevidéu, dom Daniel Sturla SDB e do Inspetor dos Salesianos no Uruguai, padre Nestor Castell.
García agradeceu ao Senado pela oportunidade de realizar esta homenagem "a um santo católico" em um âmbito "institucional e laico" e ressaltou que a história dos Salesianos está diretamente ligada a todas as áreas da vida social uruguaia. E, nesse sentido, ele observou que o atual Presidente, Tabaré Vázquez, que pertence à coalizão política Frente Ampla, também recebeu formação salesiana.
Outros senadores, como Pablo Mieres, do Partido Independente, enfatizaram a importância dos pátios nas obras educativas salesianas, concebidos como áreas em que educadores encontram-se com os estudantes em sua natureza.
No final do evento, cardinal Sturla confidenciou à agência EFE que a mensagem de Dom Bosco é “extraordinariamente atual” no Uruguai, porque com o "apoio educativo é Possivel salvar muitas crianças".
"O grande problema do Uruguai é a educação, em especial a de adolescentes, especialmente aqueles que vivem em situação de vulnerabilidade social: é para eles que nasceu o carisma salesiano", disse o cardeal.
"Não é fácil que pessoas de diferentes ideologias estejam de acordo, com tanta gratidão, em relação a um santo, especialmente em uma sociedade laica como a do Uruguai. Parece um pouco estranho, mas foi o que ocorreu", acrescentou ainda o cardeal, comentando a homenagem que o parlamento fez a Dom Bosco.

Fonte: ANS (www.infoans.org)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Semana Santa nas escolas

SALESIANOS DE DOM BOSCO | PADRE JOSÉ FERREIRA 9.0