Mês de agosto movimentado para a Juventude Salesiana do nordeste

Além de estarem envolvidas nas festividades para o Bicentenário de Dom Bosco em suas proprias comunidades, as Articulações locais da AJS nordeste realizaram diversas atividades neste mês de Agosto. Aconteceram Vigílias Jovens em quatro cidades: Aracaju (08), Matriz de Camaragibe (08), Natal (22) e João Pessoa (22).  O tema de todas elas foi inspirado no Dia Missionário Salesiano 2015 e teve como tema “Envia-me Senhor”.  Já em Fortaleza foi realizado o Encontro  o “Sonho”, no dia 22.
Para cada um deles, a equipe inspetotrial de Pastoral Juvenil enviou alguns de seus membros e ajudou na assessoria.
Também no mês de agosto foram realizadas a segunda reunião anual do Conselho  inspetorial da AJS (01 e 02 de agosto)  e a segunda reunião anual do Conselho Nacional da Articulação da Juventude Salesiana (CNAJS), em São Paulo, entre os dias 19 e 20, com a participação da representante de nossa inspetoria, Elisangela Mendes.

Vejamos os relatos de alguns destes eventos:


VIGILIA JOVEM EM ARACAJU

Com um clima de alegria e profunda oração a AJS (Articulação da Juventude Salesiana) realizou, no dia 08/08, a Vigília Jovem 2015. O foco central que norteou todos os momentos da vigília foi a dimensão missionária, ou seja, de como podemos ser luzes num mundo envolvido de tantas trevas. A vigília teve início às 22h com a Celebração Eucarística, presidida pelo Pe. Paulo Henrique, diretor da comunidade salesiana de Aracaju. Durante a homilia, ele enfatizou a importância de não desistirmos dos objetivos que temos em nossas vidas. Logo após a missa, foi realizado o terço missionário no salão da paróquia, onde foi refletida a expansão missionária da Congregação Salesiana em todo o mundo. Depois do terço, houve o momento da palestra, ministrada pelo jovem do Movimento Auxilia, Felipe Bastos, que enfatizou a questão de como ser jovem missionário nos dias atuais. Logo após, os participantes foram divididos em cinco grupos, onde puderam discutir a respeito da temática missionária da vigília. Por volta das 4h30, houve a adoração ao Santíssimo Sacramento, momento em que os jovens puderam ter uma rica e profunda experiência espiritual com Jesus.  A vigília jovem terminou com o café da manhã que ocorreu às 6h, após a adoração.

A AJS é composta por três grupos: Movimento Auxilia, Grupo Dom Bosco Jovem e Grupo inteligência Social.



VIGILIA JOVEM EM JOÃO PESSOA
No dia 22 de agosto, aconteceu na Igreja Matriz de Nossa Senhora das Dores a Vigilia Jovem Salesiana, iniciada com a Santa missa, presidida peolo P. Sérgio Aquino. Após a missa, foi feito um bonito momento de louvor, conduzido pelo Grupo Adoração Divina. O Salesiano Raimundo Luan Hadney, da equipe inspetorial de Pastoral juvenil, fez a palestra com muito carisma e alegria, explicando o tema e dando um pouco do seu testemunho vocacional.
Na continuação, um momento de adoração, considerado o pont ocentral da Vigilia, Apresentação do grupo “identidade salesiana” contando um pouco sobre a vida e o carisma de Dom Bosco. A vigília foi encerrada com a Benção de Nossa Senhroa Auxiliadora, dada através do P. Sérgio. A vigília integrou as atividades paroquiais de comemoração do Bicentenário de Dom Bosco.   
Pascom – Nossa Senhora das Dores

VIGÍLIA JOVEM EM NATAL
Uma tarde de sábado para refletir, se emocionar, conversar com Deus e viver em alegria. Assim foi a tarde do dia 22 de agosto para mais de 100 alunos que participaram da Vigília Jovem do Colégio Salesiano, unidade São José. A adoração ao Santíssimo Sacramento foi o ponto alto deste evento que cresce a cada ano e contou com a presença do diretor Padre Robson e de Padre Nunes, que conduziu esse momento especial. José Wilker França, assistente salesiano inspetorial, também foi responsável em colaborar para o enriquecimento espiritual dos jovens.


O Sonho em Fortaleza
Foi realizado no dia 22 de agosto, na Paróquia da Piedade / Colégio Dom Bosco o Encontrão jovem “O Sonho”, que contou com a assessoria do salesiano da equipe inspetorial de Pastoral Juvenil, Geraldo Albuquerque.

 (fonte: Correspondentes das Casas salaesianas e páginas das instituições  ou da AJS )

Conselho Nacional da AJS


Nos dias  19 e 20  de agosto o II Encontro Anual (2015) do Conselho Nacional da AJS (CNAJS). Tendo como tema “a continuação do processo de consolidação do CNAJS”, o encontro conta com a participação de representantes dos Conselhos Inspetoriais da Articulação da Juventude Salesiana do Brasil, assessores nacionais (FMA e SDB), além da irmã Maria Carmen Canales, ex-conselheira para a Pastoral Juvenil das FMA, vinda de Roma. 

Na pauta do evento, realizado no Colégio Santa Inês, em São Paulo, diversos temas estão sendo refletidos tais como: aprofundamento da Espiritualidade Juvenil Salesiana, definição de processo e estratégias para a consolidação financeira do CNAJS e agenda 2016. O evento também oportunizou a partilha de experiências entre os participantes.

Em seu encontro com os conselheiros, irmã Carmem Canales elogiou o processo de organização e articulação da AJS Brasil, estimulou o protagonismo juvenil, desafiou os participantes a olhar para o mundo e abraçar o mundo universitário como espaço de testemunho da Fé e campo de serviço pastoral.
 Por: Padre Antonio Ribeiro (Pe. Bira) / Boletim Salesiano


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Semana Santa nas escolas

SALESIANOS DE DOM BOSCO | PADRE JOSÉ FERREIRA 9.0