AREIA BRANCA (RN) | Acampamento Festival dos Sonhos Ponta do Mel

Imagem: Divulgação
Nos dias 09 e 10 de dezembro, cerca de 80 jovens de Areia Branca e Serra do Mel, sob a coordenação de Pe. José Venturelli, realizaram o Acampamento Festival dos Sonhos, no povoado de Ponta do Mel. Com o objetivo de incutir na juventude uma cultura de projeto de vida, o acampamento trouxe o incentivo à valorização dos sonhos de cada um e ao planejamento com metas e passos a serem dados. Deu-se destaque ao fato de que cada jovem é sujeito de seu próprio futuro, enquanto indivíduo, mas também agente social com responsabilidade na construção das mudanças pelas quais a sociedade deve passar. Em suma, o intuito do evento foi, de maneira tipicamente salesiana, suscitar nos jovens os questionamentos de como serem “bons cristãos e honestos cidadãos” no contexto em que vivem.

A programação incluiu a reflexão acerca do “Sonho das Duas Colunas” que Dom Bosco narrou em 1862, como exemplo do quanto sonhar faz parte da vida dos grandes santos. Nessa reflexão, ministrada pela paroquiana Isabel Tavernard houve, naturalmente, o destaque às três devoções brancas de Dom Bosco (Maria Santíssima, a Eucaristia e o Papa), dando o tom eclesial que todo o evento manteve. Houve, ainda, outros fortes momentos como: a reflexão em grupos sobre os sonhos de cada um; a confecção das cartinhas para Nossa Senhora, nas quais foram especificados os sonhos de cada jovem; momentos de louvor, oração e adoração; tempo para esporte e lazer; luau; caminhada penitencial rumo às cruzes de Ponta do mel, lugar bastante convidativo para a oração e contemplação da beleza da natureza; confissões e Celebração Eucarística. Houve destaque, ainda, para a palestra de Pe. Venturelli - sobre a situação da sociedade atual e a necessidade de se planejar os passos a serem dados rumo a mudanças efetivas, que levou a questionamentos muito relevantes sobre a força transformadora que os jovens possuem.

Durante todo o decorrer do acampamento, Jesus Eucarístico ficou exposto para a livre adoração em um local especialmente preparado para isso. Foi um verdadeiro encontro salesiano de alegria e piedade, pelo qual todos os participantes deram graças a Deus!

O evento só teve sucesso devido ao trabalho conjunto de muitas pessoas generosas. Destacamos a atuação do Pe. Venturelli, idealizador do evento, dos jovens do conselho local da AJS, das Filhas de Maria Auxiliadora e de diversos membros da comunidade católica de Ponta do Mel. Que Deus os recompense pela generosidade e operosidade!. 

Por Luan Hadney, SDB

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Semana Santa nas escolas

SALESIANOS DE DOM BOSCO | PADRE JOSÉ FERREIRA 9.0