PARNAMIRIM - RN | Trabalho de filosofia inspira educandos em releituras artísticas
Imagem: Divulgação |
Após a teoria em sala de aula, os educandos precisaram fazer releituras de obras de arte de filósofos como Platão, Aristóteles, Kant e Hegel, por exemplo. “O grupo escolheria uma obra de arte e deveria fazer uma releitura com uma nova interpretação de como o aluno visualiza a obra. A obrigatoriedade é que os alunos estivessem inseridos na proposta e, juntamente com a releitura, o grupo precisava contextualizar a imagem falando sobre a obra-inspiração e explicar a relação com algum dos pensadores estudados em sala”, explica a professora Yama, orientadora do projeto.
Após a realização dos trabalhos, os educandos publicaram em rede social para serem corrigidos pela educadora e para ampla divulgação.
Das propostas apresentadas, Yama destaca duas propostas: “Propus o desafio de uma releitura de obra de arte em vídeo e os educandos da 1ª série A, realizaram uma intervenção artística inspirada no grupo brasileiro ‘Desvio coletivo’, onde os alunos bem-vestidos, porém sujos, e vendados caminharam em um amplo estabelecimento comercial da cidade”. A proposta visual da performance Cegos faz uma crítica à condição massacrante característica de todo tipo de trabalho corporativo iconizado no terno e gravata, usados pelos homens, e no terninho ou tailleur, adotado pelas mulheres, em toda grande metrópole.
Outro destaque apontado pela educadora foi a pintura em rosto realizada por alunas, onde obras de arte do artista Rembrandt foram “impressas” em suas faces.
Desvio coletivo
A proposta realizada pelos alunos foi enviada para conhecimento do grupo “Desvio coletivo” que achou a proposta excelente e replicou em seus meios de comunicação.
Por Cileide Siqueira, Comunicação Salesiano Parnamirim
Comentários
Postar um comentário