CIDADANIA E CIVILIDADE NO SALESIANO ARACAJU

Imagem: Divulgação

Crianças aprendem ludicamente sobre cidadania

Cidadania é o exercício dos direitos e deveres civis. Saber viver em comunidade não é fácil e nos coloca em um aprendizado constante. Em tempos de crise política e econômica e de muitos questionamentos éticos, como as pessoas podem se doar, ter boas ações e cobrar atitudes conscientes umas das outras, sem implicar desavenças, brigas ou desrespeito? Muitas delas estão mexidas com o rumo e o momento delicado do país, o que as têm atrapalhado, seja na falta de motivação, descrédito, insegurança ou receio. Ao mesmo tempo, nessas horas, é preciso aflorar sentimentos de superação, união, contribuição, compromisso com o outro, respeito e cuidado com o mundo à sua volta.

Foram a partir destas preocupações, que o SOE – Serviço de Orientação Educacional do Salesiano Aracaju desenvolveu na Sem. da Independência um ciclo de atividades que envolveram rodas de conversa com a nossa Assistente Social, Jaqueline Dantas, leituras e teatro. O objetivo foi o de despertar nas crianças da Educação Infantil ao 5º ano do Ensino Fundamental a reflexão sobre o seu próprio mundo, revelando como eles entendem e enxergam questões como ética, respeito, democracia, corrupção, injustiça social e política.

Uma das atividades do ciclo contou com a participação da Companhia de Teatro da ALESE (Assembleia Legislativa de Sergipe). Através da arte, conceitos muito importantes sobre cidadania, civilidade, construção da consciência crítica através da literatura foram apresentados aos nossos alunos de forma lúdica e muito dinâmica em um trabalho primoroso desenvolvido pelos atores. O envolvimento e a empolgação das crianças interagindo com a peça foram muito grandes.

Nossa orientadora educacional, Tainara Andrade, destaca a importância deste ciclo de atividades para despertar a reflexão cidadã: “Através dessas ações, buscamos desenvolver o senso crítico dos alunos em relação às questões sociais do nosso país. Entendemos que também é nosso papel, enquanto escola, fomentar a discussão sobre a importância do exercício da cidadania para uma sociedade mais humana e justa”.

Para finalizar esta semana, houve a entrada das bandeiras e o canto do Hino Nacional. Aproveitando o momento, foram entregues as medalhas dos Jogos Internos.


Por Andreza Nonato – Comunicação Salesiano Aracaju, SE

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Semana Santa nas escolas

SALESIANOS DE DOM BOSCO | PADRE JOSÉ FERREIRA 9.0