NO MÊS DA BÍBLIA, O ESTUDO SOBRE A CARTA À COMUNIDADE CRISTÃ DE TESSALÔNICA

Imagem: Divulgação
A Igreja comemora o mês da Bíblia durante todo setembro. O grande motivo está em São Jerônimo – considerado pelos católicos como o doutor da Igreja, o santo se destacou pelo trabalho de tradução da Bíblia, do hebraico e grego para o latim, que durou 35 anos e foi encomendado, entre os anos de 366 e 384, pelo Papa Dâmaso.
São Jerônimo tem sua data celebrada no dia 30 deste mês; grande motivo da Igreja Católica estimular ainda mais a leitura da palavra de Deus e o conhecimento do livro mais lido e mais traduzido do mundo.

A Comissão Episcopal Pastoral para a Animação Bíblico-Catequética da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) disponibilizou dois subsídios de apoio aos fiéis que desejam celebrar o Mês da Bíblia, agora em setembro. A data foi criada em 1971, com a finalidade de instruir os fiéis sobre a Palavra de Deus.

O texto-base segue o tema e o lema do Mês da Bíblia 2017, “Para que n’Ele nossos povos tenham vida” e “Anunciar o Evangelho e doar a própria vida”, respectivamente. A inspiração da temática provém do Documento de Aparecida de 2007, intitulado “Discípulos missionários de Jesus Cristo, para que n’Ele nossos povos tenham vida”.

O texto-base oferece pistas para compreender a Primeira Carta de Paulo aos Tessalonicenses, que retrata uma comunidade dos inícios do Cristianismo, com dificuldades, resistências e superações. Tal comunidade está inserida na periferia de uma grande cidade do Império Romano, Tessalônica, onde busca-se transformar a sociedade vigente, com a força do anúncio do Evangelho. 

O subsídio traz uma explicação do tema e lema do mês da Bíblia, apresenta o contexto atual do mês, com alguns eventos que marcam a conjuntura do ano de 2017, em âmbito eclesial e político. Além disso, como forma de apresentação ao tema e ao lema também traz uma apresentação do apóstolo Paulo e seu método missionário. A publicação está à venda no site da Editora da CNBB.

Mais informações em http://cnbb.net.br/cnbb-lanca-subsidios-para-o-mes-da-biblia-celebrado-em-setembro/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Semana Santa nas escolas

SALESIANOS DE DOM BOSCO | PADRE JOSÉ FERREIRA 9.0