CAETÉS | VISITA PASTORAL NA PARÓQUIA SÃO JOÃO BOSCO



Imagem: Divulgação
“Sou bom pastor ovelhas guardarei”

Neste final de semana (23 e 24 de setembro), a Paróquia São João Bosco, em Caetés, no município de Abreu e Lima (PE), recebeu a visita do arcebispo de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido, e de seu bispo auxiliar, Dom Antônio Tourinho. Também participaram da visita pastoral o pároco Pe. Antônio Gomes, o vigário episcopal Pe. Alexandro Corazza e o coordenador arquidiocesano de pastoral, Pe. Josenildo Tavares. Dez comunidades urbanas que fazem parte da paróquia receberam a visita pastoral. As sete comunidades rurais, que estavam envolvidas na feira municipal, serão visitadas em outra oportunidade. 

Durante a visita, houve a reunião do CPP (Conselho Pastoral Paroquial) e foi enfatizada a importância de cada pastoral na Paróquia, principalmente a Pastoral Familiar. O Pe. Antônio destacou a importância da Visita Pastoral na Paróquia, “Tempo de Graça para as comunidades encontrarem o pastor do rebanho. Que os frutos desse encontro nos incentivem no seguimento de Jesus”, disse ele

Foram visitadas as comunidades Sagrado Coração de Jesus, Frei Damião (175 e 167), Nossa Senhora da Conceição (Caetés I e III), Santo Expedito, Nossa Senhora Auxiliadora, Nossa Senhora das Dores  Santa Luzia, Paróquia São João Bosco e São Francisco de Assis.

O arcebispo visitou também os detentos do Centro de Reabilitação da Polícia Militar de Pernambuco (CREED) e da Fundação de Atendimento Socioeducativo (FUNASE), que estão presentes no território paroquial. A primeira reúne policiais que cumprem pena por crimes cometidos dentro ou fora do exercício de trabalho. O segundo reúne jovens infratores de 15 a 17 anos. No CREED e na FUNASE, os detentos conversaram com o arcebispo, e ouviram dele palavras de incentivo para uma vida melhor, com responsabilidade, alegria e que jamais percam a fé e a confiança no Senhor. As unidades prisionais recebem, semanalmente, a visitação da Pastoral Carcerária da Paróquia São João Bosco.  

Na noite do sábado (24), na Matriz de São João Bosco, sessenta e cinco jovens receberam o sacramento do Crisma. A celebração foi presidida por Dom Fernando Saburido. 

O domingo começou com a Santa Missa, que teve a participação das crianças da catequese. Elas fizeram leitura, cantaram, fizeram a coleta e tocaram instrumentos. Após a celebração, Dom Fernando, Dom Antônio, Pe. Alessandro Corazza, Pe. Josenildo e o pároco Pe. Antônio Gomes se reuniram com as crianças da Primeira Eucaristia. A interação aconteceu da melhor forma - um momento muito dinâmico e participativo. Os pequenos tiraram todas as dúvidas e os visitantes responderam com muito amor e bom humor.

Após visitar três comunidades, ainda no período da manhã, a visita Pastoral à Paróquia São João Bosco foi encerrada. A presença das crianças e dos jovens e a participação dos fiéis foram muito significativas nesta visita a esta Paróquia animada pelos salesianos Pe. Antonio Gomes, Pe. José Pereira e Pe. Demontier. Foram dois dias maravilhosos de acolhimento, amor e fraternidade.

Por Gabriela Brito

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Semana Santa nas escolas

SALESIANOS DE DOM BOSCO | PADRE JOSÉ FERREIRA 9.0