Salvador: Premiação marca ano de aluno salesiano escritor

Um ano repleto de premiações, reconhecimentos e aprendizado para o escritor mirim e estudante do Colégio Salesiano do Salvador (Nazaré), Ítalo Vasconcelos (13). Assim, foi 2015. O Autor dos livros Memórias de Luck e Outras histórias e A Estrela Cadente tornou-se referência como escritor mirim. Um de seus livros, A Estrela Cadente, acompanha áudio-book para inclusão social de deficientes visuais. 

Em março, o escritor cedeu entrevista a Eunice Espinola, publicada no Portal Jorge Guedes. No mês de abril, Ítalo esteve presente na biblioteca Monteiro Lobato onde realizou uma palestra junto com outros escritores e associados sobre o tema “Como se faz para escrever um livro e lançá-lo ao público? ”. Um bate-papo bastante descontraído com as crianças e adultos presentes em homenagem ao Dia do Livro e aos 65 anos da biblioteca.

No mês de maio, o escritor mirim participou do I Fórum Mundial de Educação, Literatura e Inclusão Social e foi o único escritor mirim presente no evento. Durante o fórum, Ítalo também concedeu autógrafos. Além disso, o nosso escritor mirim foi premiado com o troféu Pensando a Educação, pelo conjunto de suas obras, visando o incentivo da leitura, à educação e difusão da língua portuguesa. O fórum foi realizado na Biblioteca Pública do Estado da Bahia, em Salvador.

Segundo Semestre. O segundo semestre do ano também foi marcado por muita agitação. Em julho, Ítalo esteve presente na escola Maple Bear, em um evento com parceria da ACBEU, no Dia do Escritor. Em outubro, ele participou de uma entrevista na rádio Educadora FM em homenagem ao mês das crianças. Esteve presente também do Papo de Escritor, evento realizado pela União Baiana de Escritores (UBESC) mediado pelo presidente, escritor e jornalista, Roberto Leal, realizado na Casa do Benin, Pelourinho.
O mês de outubro não parou por aí. Ítalo foi convidado pela Turismo e Afins para a maior festa Literária realizada em Cachoeira, a FLICA. Durante a Feira Literária, o autor mirim participou de um debate sobre a importância da literatura, além de contar a sua experiência com a leitura. Foi também homenageado no prêmio Clarice Lispector de Literatura, no dia 24 de outubro, em Cabo Frio-RJ. E para fechar o mês, ele gravou para o programa TV Revista na emissora TVE e deu entrevista para o Portal Divulga Escritor.

E o final de ano não poderia ser diferente. Ítalo se despede de 2015 com chave de ouro e já conta com uma agenda de sucesso para 2016. O jovem escritor foi indicado para a primeira edição do Prêmio Talentos Helvéticos - Brasileiros, a realizar-se no dia 30 de janeiro de 2016, às 19h, na cidade de São Paulo.

Por: Elisane Alves

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Semana Santa nas escolas

SALESIANOS DE DOM BOSCO | PADRE JOSÉ FERREIRA 9.0