Recife: Escola Dom Bosco realiza I Encontro com Empresas parceiras da aprendizagem

No dia 27 de novembro, a Escola Dom Bosco, em Recife, promoveu em sua sede o I Encontro de Empresas Parceiras do Programa Jovem Aprendiz.  Os participantes puderam aprender um pouco mais e tirar dúvidas sobre a Lei da Aprendizagem, com a auditora fiscal do trabalho, Lusângela Pessoa, e sobre a Erradicação do Trabalho Infantil e importância do Programa de Aprendizagem neste processo, com a auditora fiscal da Superintendência Regional do Trabalho e emprego, Roberta Fernandes. 

Também o representante do programa de aprendizagem do Banco do Brasil, Fabiano Rocio, explicou um pouco como funciona o programa no banco, incentivando outras empresas a oferecerem mais do que o que a lei obriga. Um dos momentos mais emocionantes foram os depoimentos do ex-jovem aprendiz da escola, e hoje com 19 anos, estudante de administração e estagiário numa grande empresa, Arthur Gomes e do adolescente Raycharlyson Coutinho, resgatado do trabalho infantil e hoje aprendiz no Banco do Brasil.  A história de "Ray", que limpava vidro dos carros nos sinais e hoje consegue ajudar sua família e construir um futuro com mais dignidade, deixou todos comovidos com sua história e principalmente, sensíveis à causa de aceitar adolescentes oriundos destas condições insalubres e indignar de trabalho. 

Na ocasião foram certificadas empresas parceiras e órgãos que utilizam o Programa Jovem Aprendiz da Escola Dom Bosco como alternativa para prevenção e erradicação do trabalho infantil em Pernambuco, como           forma de incentivar também as demais empresas presentes a aderirem à causa e contratarem aprendizes oriundos do trabalho infantil. Também os aprendizes puderam participar animando em momentos musicais e apresentando uma esquete teatral.

P. Gilvan Galdino, diretor da obra, que acolheu todos no início do evento explicando o trabalho salesiano no Brasil e no mundo, e um pouco todo compromisso social e cristão da escola, mostrou-se muito satisfeito com o evento.  Também a coordenadora da Aprendizagem na escola, Jaqueline Oliveira, explicou que a proposta é que o evento passe a ser um encontro anual. "Estou recebendo muitos emaisl das empresas participantes agradecendo pelo encontro". Segundo ela, a maioria delas, também explicita  o quanto foi algo motivador para eles, no sentido de entender a contratação do aprendiz e seu acolhimento na empresa não apenas como uma obrigação da legislação, mas como algo ligado à responsabilidade social da empresa e na construção de um mundo melhor. 




Nova logo para o programa Jovem aprendiz

Uma carência antiga que vinha sendo discutida era a identidade visual do Programa Jovem Aprendiz. Foram feitas algumas propostas e o logo escolhido foi elaborado pro a professora de matemática, que também é técnica em design, Erica Diniz.  Assim, o Encontro com as empresas parceiras do programa foi a ocasião escolhida para fazer o seu lançamento oficial.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Semana Santa nas escolas

SALESIANOS DE DOM BOSCO | PADRE JOSÉ FERREIRA 9.0