Lançado oficialemente o Nordestão Salesiano 2016

Foi lançado oficialmente no dia 30 de novembro, em Recife, no Colégio Salesiano Sagrado Coração, a 31ª edição do Nordestão Salesiano. Marcado para acontecer entre os dias 27 de junho a 1º de julho do próximo ano aqui, no Recife, o Nordestão é considerado o maior evento esportivo da Rede Salesiana Brasil - escolas. O evento, a partir deste ano,  no sentido de sua organização, deixa de pertencer à Inspetoria Salesiana do Nordeste (SDB) e passa a ser um trabalho colaborativo entre as duas inspetorias salesianas da região (a dos Salesianos e das Filhas de Maria Auxiliadora), configurando assim como uma atividade assumida pelo Polo Recife da RSB - Escolas.  Também o formalecimento do viés pastoral e cultural do evento estão entre as principais preocupações  no processo de repensamento pelo qual vem passando e evento. 
A reunião contou com a presença das principais escolas salesianas do nordeste e com representantes das duas inspetorias. 
O encontro começou com uma apresentação das alunas do balé do Salesiano (coordenado pela professora Andrea Medeiros), que mostraram um mix da beleza do frevo e do maracatu. Em seguida, em um momento oracional, as educadoras Socorro e Heloisa (Colégio Auxiliadora) refletiram sobre o advento, exortando os participantes a se preprararem para a chegada do Senhor.
Para dar prosseguimento ao evento, Padre Nonato (Salesiano Recife) e as irmãs Maria Teixeira (Mazzarelo) e Reuzuyta Araújo (Auxuiliadora) deram as boas vindas e falaram um pouco do processo da busca de ressignificação para o Nordestão. O novo sentido deve aparecer nas escolhas da comissão organizadora e nas atitudes dos atletas participantes.
A professora Daisy Pinto (Colégio Auxiliadora)
explicou o sentido para a escolha do tema
 "Na vida, como no esporte, uma força brota e o Espírito une"
A professora Daisy Pinto (Colégio Auxiliadora) explicou o sentido para a escolha do tema "Na vida, como no esporte, uma força brota e o Espírito une".  De acordo com a educadora, “Força que brota” significa moção, superação, espírito de equipe. A vida que brota da terra, todas as formas de vida. Já “Espírito que une” expressa o Espírito Santo, Jesus Cristo e o Espírito Olímpico.  
Prof. Guilherme Negreiros explicou
o projeto do nordestão
Para terminar, Guilherme Negreiros (Salesiano Recife) apresentou as comissões e toda o cronograma previsto para o Nordestão, desde o congresso técnico virtual, passando pela cerimônia de abertura e as competições, até o pátio cultural (um espaço em que a cultura reginonal de cada estado estará em evidência) e o encerramento com as finais e as avaliações. Além disso, o coordenador de esportes do Sagrado Coração também falou do regulamento, das modalidades e dos locais onde acontecerão os jogos.



Jakeline Lira / Manoel Moura

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Semana Santa nas escolas

SALESIANOS DE DOM BOSCO | PADRE JOSÉ FERREIRA 9.0