Recife: Crianças e jovens do Colégio Salesiano recebem a comunhão pela primeira vez

No dia 28 de novembro, na Basílica do Sagrado Coração, 39 crianças e adolescentes do ensino fundamental (5° ao 8º ano) receberam, pela primeira vez, o Sacramento da Eucaristia - o Corpo de Cristo -, sob a forma de pão e de vinho. Celebrada pelo padre Nonato, diretor do Salesiano Recife, a missa contou com a presença dos pais, responsáveis,  coordenadores, professores e amigos dos catequisandos.

A eucaristia é o próprio sacrifício do corpo e do sangue de Jesus, é o banquete de Deus, durante o qual Ele reparte o pão e o vinho, representado pela hóstia, relembrando o momento que Jesus o fez com seus apóstolos. No catolicismo, esse ato é conhecido como transubstanciação, ou seja, existe uma mudança de substância, em que o pão e o vinho se transformam no corpo e no sangue  de Cristo.
A missa, que acontece anualmente, possibilitou mais um sacramento aos alunos que se prepararam para este momento desde março deste ano, uma vez por semana, com as professoras e catequistas Cícera Maria e Elza Bandeira. Durante as aulas de  catequese, que são encontros onde as crianças e adolescentes aprenderam sobre Deus, a bíblia e sobre a história e o papel do catolicismo, os estudantes também ouviram exemplos de amor, gratidão e humildade, deixados por  Jesus Cristo, que se faz vivo na comunhão.
Durante à missa, era possível notar a participação efetiva dos alunos, que desde às leituras até o rito de ofertório, cantaram, louvaram e rezaram intensamente. No final da celebração, algumas catequisandas dançaram em homenagem a Nossa Senhora. Outro momento significativo foi a entrega  de um terço trazido da Terra Santa pela família de uma das catequisandas, especialmente para as crianças e os jovens. Além disso, Padre Nonato aspergiu água benta sobre as famílias presentes na igreja, que estava devidamente decorada para a ocasião.
 Por: Manoel Moura

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Semana Santa nas escolas

SALESIANOS DE DOM BOSCO | PADRE JOSÉ FERREIRA 9.0