Especial: Sobre os 10 anos do Projeto Literatura Viva em Salvador



Colégio Salesiano do Salvador (Nazaré) promoveu  este ano a 10ª edição do Projeto Literatura Viva. O grande encontro Salesiano das obras literárias com as expressões artísticas – teatro, dança, música e artes visuais. O projeto é uma atividade anual destinada para os alunos das turmas do 6º, 7º, 8º e 9º ano do Ensino Fundamental 2 e foi realizado no Teatro Salesiano (Nazaré), às 19h, dos dias 21, 23, 27 e 29 de setembro. Este ano, a produção completou 10 anos.

Durante os quatro dias, foram apresentados espetáculos a partir de temas da literatura. No primeiro dia (21/09) os anfitriões da noite foram os alunos das turmas do 6º ano, com o espetáculo “Pluft, o Fantasminha” de Maria Clara Machado. Já no segundo dia (23/09) o tema da noite foi “Sonho de uma Noite de Verão” de William Shakespeare, comandado pelas turmas do 7º ano. A terceira noite (27/09) foi liderada pelas turmas do 7º ano e teve como tema “O santo e a Porca” de Ariano Suassuna. Para encerrar as atividades, na última noite (29/09) tivemos o espetáculo “Geração Trianon” de Ana Maria Nunes, a partir das performances das turmas do 9º ano.

“O Literatura Viva começou em 2006, a partir de um conjunto de ideias do departamento de linguagem e tecnologia da época”, como conta a orientadora educacional, Mercedes Navarro, uma das pioneiras na organização do projeto. Ela também menciona a ansiedade dos alunos desde o começo do ano para o período das apresentações. “Era um projeto simples, com uma roupagem diferente, não tinha o glamour nem a visibilidade que tem hoje. Em pouco tempo, recebeu investimento da escola, passando a ser visto como um projeto importante. No começo, tudo era produzido apenas pelos alunos juntamente com o departamento de comunicação, e hoje, existe uma maior estrutura e todo conhecimento do ator, produtor teatral e ex-aluno Salesiano, Gustavo Nery, que atualmente é coordenador de projetos da instituição”, conforme relata o mesmo.  

Gustavo ressalta ainda a importante do evento para o crescimento pessoal de cada aluno, pelo contato com a prática das artes, o trabalho em equipe e superação de medos e desafios. Em depoimento, o estudante do ensino médio, Caio Bonfim, que já participou de 4 edições passadas e até hoje acompanha o projeto, agora, como jovem comunicador, diz que “o Literatura Viva é um projeto importante porque incentiva a leitura de obras literárias pouco conhecidas pelos estudantes desta geração, além de explorar diversas áreas da arte e a criatividade dos envolvidos”.



Por: Coordenação de Comunicação - Colégio Salesiano do Salvador

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Semana Santa nas escolas

SALESIANOS DE DOM BOSCO | PADRE JOSÉ FERREIRA 9.0