Salvador - Paralela: Literatura norteia diversas atividades pedagógicas e culturais de setembro
Tenda do literária no Salesiano Dom Bosco
Aconteceu, entre os
dias 19 e 23/09, no Salesiano Dom Bosco (Paralela), a Tenda do Livro. Com
objetivo de incentivar o conhecimento literário, o evento abordou a literatura
de forma ampla, tendo a presença e a participação
das turmas do 6º e 7º ano, do fundamental I.
Apostando na
diversidade, a Tenda do Livro contou com os convidados Antonio Barreto
(cordelista), Guellwaar Adún (poeta) e as
escritoras Fabiana Barros e Mel Adún. O destaque dos encontros foi a
participação dos alunos que expuseram suas dúvidas em relação aos trabalhos e
temáticas de cada autor.
O estudantes
trabalharam também a vida e a obra dos autores Calos Drummond de Andrade e William Shakespeare.
Na oportunidade, poemas de Drummond foram declamados, além da representação teatral
de algumas passagens do livro Romeu e Julieta, de Shakespeare.
O projeto da Tenda
ainda incentivou a criatividade dos alunos, que escreveram pequenas poesias,
transformando o evento em um pequeno sarau. No final, ficou a alegria do
sucesso e a saudade de um momento lúdico e de muita comunhão.
Literatura
com flauta no ensino médio
No dia 22/09,
quinta-feira, o flautista Laudio França fez uma intervenção cultural nas salas
de aula do ensino médio do Salesiano Dom Bosco (Paralela). Na oportunidade, o
artista tocou músicas de Luiz Gonzaga e Alceu Valença. Com muito carisma,
fechou a apresentação recitando poesias de Drummond e textos de Charlie
Chaplin. Com formação na área de teatro, Laudio trabalha há 24 anos visitando
escolas, cursinhos pré-vestibulares e Universidades. Nas suas intervenções
culturais, apresenta um pouco da literatura e da música brasileira, sempre
observando a importância da cultura nacional, além de homenagear artistas
clássicos internacionais.
VI
Feira do Livro do Salesiano Dom Bosco
Foi realizada na última
semana de setembro, de 27 a 29/09, a VI Feira do Livro do Salesiano Dom Bosco
(Paralela). O evento contou com estandes de livros, presença de autores e os
alunos do 2º ao 5º, do fundamental I, ainda puderam assistir apresentações de
literatura de cordel e a peça, Pedro e o Lobo.
Mais uma vez, apostando
na diversidade literária, a Feira do Livro contou com a presença de autores de
vários segmentos, como a autora infantil, Fabiana Barros, o cordelista, Antonio
Barreto, e a escritora, Mel Adún. Nos estandes estavam presentes ainda as
escritoras: Renata Fernandes, Sandra Popoff e Silvana Oliveira.
Os alunos dos grupos 4
e 5, além do 1º ano do fundamental I, puderam assistir a peça Pedro e o Lobo no
Teatro da Escola. A peça apresenta um humor leve proporcionando momentos de
muitas gargalhadas aos estudantes, enquanto aprendiam um pouco sobre valores
humanos.
Ao final, a biblioteca
do colégio, Ednice Ribeiro, coordenadora do evento, comentou "que momentos
como esses possibilitam o incentivo ao hábito da leitura, além do contato com
diversas temáticas dentro do âmbito literário".
Gincana
Literária
Na terça-feira, 27/09,
os alunos do 8º ano realizaram a Gincana Literária no espaço cultural do
Salesiano Dom Bosco (Paralela), encerrando um conjunto de atividades iniciadas
em sala de aula. Com o objetivo de trabalhar a multidisciplinaridade, a gincana
incentivou a mobilização dos estudantes no recolhimento garrafas pet e a
criação de roupas a partir de outros materiais recicláveis.
A atividade teve origem
a partir de interdisciplinaridade entre as matérias de história, geografia,
filosofia, português (literatura) e ensino religioso. Contou ainda com a
mobilização das turmas, que foram divididas em dois grupos, tendo cada uma que
recolher uma quantidade de 150 garrafas pet. Essa ação foi em conjunto com a
coordenação do meio ambiente, onde a tarefa foi entregue. Essas garrafas serão
utilizadas em ornamentações de futuros eventos na instituição.
No último dia da
gincana, os estudantes apresentaram ao corpo de jurados fantasias
confeccionadas com a utilização de materiais recicláveis: como jornal, copos
descartáveis, forminhas de papel, sacolas recicláveis, entre outros. Essas
peças foram pensadas a partir da obra literária Corações Partidos, de Luiz
Antonio Aguiar, que, por sua vez, é inspirada no romance Senhora, de José de
Alencar.
O projeto está em
avaliação para mensurar o desempenho das equipes. Porém, segundo a coordenadora
pedagógica, professora Maria Helena, para os estudantes já marcou “o
aprendizado em relação à preocupação com o meio ambiente e a diversão no
exercício da criatividade individual e coletiva”.
Estudantes
participam de atividade baseada no Parnasianismo
Estudantes da 2ª série
do Ensino Médio, sob a orientação da professora de Redação, Maria da Purificação,
elaboraram projeto literário baseado na estética parnasiana. A atividade teve
como objetivo a experimentação e iniciação dos alunos no processo autoral na
literatura. Em paralelo, ainda puderam registrar imagens fotográficas no âmbito
da escola que auxiliaram na construção das poesias.
O
Parnasianismo - Surgido na França da metade do século
XIX, o Parnasianismo tem como princípios a valorização do saber científico e do
positivismo. Possui como características poéticas a objetividade no tratamento
da temática abordada; além de enfatizar a realidade concreta de forma racional
em detrimento do subjetivismo e da emoção, o movimento literário utiliza da
beleza da poesia em si devendo buscar a perfeição da estética. No Brasil poetas
como Olavo Bilac, Alberto de Oliveira e Raimundo Correia compunham o grupo
conhecido como Tríade Parnasiana.
Produção
-
Na primeira etapa do trabalho os estudantes saíram pelo ambiente do Salesiano
Dom Bosco (Paralela) registrando imagens dos cenários que compõem o ambiente da
escola de maneira livre e de acordo com os interesses dos alunos. Logo Após,
apoiando-se nos princípios e na estética da escola parnasiana, os educandos
refletiram sobre as fotografias possibilitando a criação de poesias que
encontram-se em exposição nos corredores da turma, no segundo andar do bloco A.
Objetivos
-
Segundo Maria da Purificação, a atividade teve como intenção propor aos
estudantes a iniciação ao universo literário - na condição de aprendiz,
pesquisador e autor. A professora demonstrou grande satisfação à forma como a
turma aderiu ao trabalho. Neste processo de iniciação, os alunos demonstraram
muita simplicidade e desenvoltura na criação das imagens e dos textos,
motivando a docente a dar continuidade à atividade em outras turmas.
Comentários
Postar um comentário