Salvador - Paralela: Literatura norteia diversas atividades pedagógicas e culturais de setembro

Tenda do literária no Salesiano Dom Bosco

Aconteceu, entre os dias 19 e 23/09, no Salesiano Dom Bosco (Paralela), a Tenda do Livro. Com objetivo de incentivar o conhecimento literário, o evento abordou a literatura de forma ampla, tendo a presença e  a participação das turmas do 6º e 7º ano, do fundamental I.
Apostando na diversidade, a Tenda do Livro contou com os convidados Antonio Barreto (cordelista), Guellwaar Adún (poeta) e as escritoras Fabiana Barros e Mel Adún. O destaque dos encontros foi a participação dos alunos que expuseram suas dúvidas em relação aos trabalhos e temáticas de cada autor.
O estudantes trabalharam também a vida e a obra dos autores Calos Drummond de Andrade e William Shakespeare. Na oportunidade, poemas de Drummond foram declamados, além da representação teatral de algumas passagens do livro Romeu e Julieta, de Shakespeare.

O projeto da Tenda ainda incentivou a criatividade dos alunos, que escreveram pequenas poesias, transformando o evento em um pequeno sarau. No final, ficou a alegria do sucesso e a saudade de um momento lúdico e de muita comunhão.

Literatura com flauta no ensino médio

No dia 22/09, quinta-feira, o flautista Laudio França fez uma intervenção cultural nas salas de aula do ensino médio do Salesiano Dom Bosco (Paralela). Na oportunidade, o artista tocou músicas de Luiz Gonzaga e Alceu Valença. Com muito carisma, fechou a apresentação recitando poesias de Drummond e textos de Charlie Chaplin. Com formação na área de teatro, Laudio trabalha há 24 anos visitando escolas, cursinhos pré-vestibulares e Universidades. Nas suas intervenções culturais, apresenta um pouco da literatura e da música brasileira, sempre observando a importância da cultura nacional, além de homenagear artistas clássicos internacionais. 

VI Feira do Livro do Salesiano Dom Bosco

Foi realizada na última semana de setembro, de 27 a 29/09, a VI Feira do Livro do Salesiano Dom Bosco (Paralela). O evento contou com estandes de livros, presença de autores e os alunos do 2º ao 5º, do fundamental I, ainda puderam assistir apresentações de literatura de cordel e a peça, Pedro e o Lobo.
Mais uma vez, apostando na diversidade literária, a Feira do Livro contou com a presença de autores de vários segmentos, como a autora infantil, Fabiana Barros, o cordelista, Antonio Barreto, e a escritora, Mel Adún. Nos estandes estavam presentes ainda as escritoras: Renata Fernandes, Sandra Popoff e Silvana Oliveira.
Os alunos dos grupos 4 e 5, além do 1º ano do fundamental I, puderam assistir a peça Pedro e o Lobo no Teatro da Escola. A peça apresenta um humor leve proporcionando momentos de muitas gargalhadas aos estudantes, enquanto aprendiam um pouco sobre valores humanos.
Ao final, a biblioteca do colégio, Ednice Ribeiro, coordenadora do evento, comentou "que momentos como esses possibilitam o incentivo ao hábito da leitura, além do contato com diversas temáticas dentro do âmbito literário".

Gincana Literária

Na terça-feira, 27/09, os alunos do 8º ano realizaram a Gincana Literária no espaço cultural do Salesiano Dom Bosco (Paralela), encerrando um conjunto de atividades iniciadas em sala de aula. Com o objetivo de trabalhar a multidisciplinaridade, a gincana incentivou a mobilização dos estudantes no recolhimento garrafas pet e a criação de roupas a partir de outros materiais recicláveis. 
A atividade teve origem a partir de interdisciplinaridade entre as matérias de história, geografia, filosofia, português (literatura) e ensino religioso. Contou ainda com a mobilização das turmas, que foram divididas em dois grupos, tendo cada uma que recolher uma quantidade de 150 garrafas pet. Essa ação foi em conjunto com a coordenação do meio ambiente, onde a tarefa foi entregue. Essas garrafas serão utilizadas em ornamentações de futuros eventos na instituição.
No último dia da gincana, os estudantes apresentaram ao corpo de jurados fantasias confeccionadas com a utilização de materiais recicláveis: como jornal, copos descartáveis, forminhas de papel, sacolas recicláveis, entre outros. Essas peças foram pensadas a partir da obra literária Corações Partidos, de Luiz Antonio Aguiar, que, por sua vez, é inspirada no romance Senhora, de José de Alencar.
O projeto está em avaliação para mensurar o desempenho das equipes. Porém, segundo a coordenadora pedagógica, professora Maria Helena, para os estudantes já marcou “o aprendizado em relação à preocupação com o meio ambiente e a diversão no exercício da criatividade individual e coletiva”.


Estudantes participam de atividade baseada no Parnasianismo

Estudantes da 2ª série do Ensino Médio, sob a orientação da professora de Redação, Maria da Purificação, elaboraram projeto literário baseado na estética parnasiana. A atividade teve como objetivo a experimentação e iniciação dos alunos no processo autoral na literatura. Em paralelo, ainda puderam registrar imagens fotográficas no âmbito da escola que auxiliaram na construção das poesias.
O Parnasianismo - Surgido na França da metade do século XIX, o Parnasianismo tem como princípios a valorização do saber científico e do positivismo. Possui como características poéticas a objetividade no tratamento da temática abordada; além de enfatizar a realidade concreta de forma racional em detrimento do subjetivismo e da emoção, o movimento literário utiliza da beleza da poesia em si devendo buscar a perfeição da estética. No Brasil poetas como Olavo Bilac, Alberto de Oliveira e Raimundo Correia compunham o grupo conhecido como Tríade Parnasiana.
Produção - Na primeira etapa do trabalho os estudantes saíram pelo ambiente do Salesiano Dom Bosco (Paralela) registrando imagens dos cenários que compõem o ambiente da escola de maneira livre e de acordo com os interesses dos alunos. Logo Após, apoiando-se nos princípios e na estética da escola parnasiana, os educandos refletiram sobre as fotografias possibilitando a criação de poesias que encontram-se em exposição nos corredores da turma, no segundo andar do bloco A.
Objetivos - Segundo Maria da Purificação, a atividade teve como intenção propor aos estudantes a iniciação ao universo literário - na condição de aprendiz, pesquisador e autor. A professora demonstrou grande satisfação à forma como a turma aderiu ao trabalho. Neste processo de iniciação, os alunos demonstraram muita simplicidade e desenvoltura na criação das imagens e dos textos, motivando a docente a dar continuidade à atividade em outras turmas. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Semana Santa nas escolas

SALESIANOS DE DOM BOSCO | PADRE JOSÉ FERREIRA 9.0