COMPROMISSO DE FILHO

O mestre de vocês não paga o imposto do Templo? (Mt 17, 24).
Quando o povo de Israel voltou do exílio na Babilônia, por volta do século V a.C, no meio de muitas dificuldades, reconstruiu o Templo de Jerusalém e solenemente jurou manter o culto na Casa de Deus. Está tudo escrito no Livro de Neemias. No capítulo 10º deste livro, estão descritas as obrigações anuais para com o serviço na casa de Deus: uma contribuição anual em dinheiro, além da oferta das primícias das colheitas e do rebanho e o dízimo  das plantações que os levitas iriam recolher nos campos. Está no v. 40 o compromisso assumido: “Nunca nos descuidaremos da Casa de Deus”.
Isso explica a cobrança do imposto, no tempo de Jesus. Mas, atenção, não é o imposto dos romanos que dava tanta confusão. Claro, esse as pessoas pagavam de má vontade, forçadas. Trata-se do imposto religioso, da taxa anual a ser paga ao Templo de Deus. É a pergunta que lemos no Evangelho de hoje: “O mestre de vocês não paga o imposto do Templo?”.  Mesmo Jesus, na lógica de ser ele o filho do rei, não estaria obrigado a contribuir, mas não quis dar motivo de escândalo à sua gente. Manda Pedro providenciar a moeda de prata necessária para pagar o imposto pelos dois. O fato de pescar e encontrar no peixe uma moeda talvez possa nos indicar que a oferta que se faz para a manutenção do serviço divino vem da Providência do mesmo Deus. Ele mesmo dá um jeito de termos esse recurso, desde que estejamos empenhados sinceramente no cuidado de sua Casa.
Esse compromisso do povo antigo com o Templo de Jerusalém, que o nosso Mestre honrou, nos inspira a também sermos responsáveis com a manutenção de nossas igrejas, nossos templos religiosos. O compromisso do povo antigo deve ser nosso também:  “Nunca nos descuidaremos da Casa de Deus”, foi o compromisso assumido.
Quando a gente entra em uma Igreja bem cuidada, bem limpinha, com tudo no lugar, como é bonito, como faz bem! Mas, é bom que nos lembremos de que limpeza, jornalzinho litúrgico, bons instrumentos musicais ministros e catequistas bem formados, som de primeira, tudo isso tem um preço... O preço é o nosso compromisso com a manutenção da Casa de Deus.
Vamos guardar a mensagem de hoje
Vieram cobrar o imposto do Templo.  Jesus mandou providenciar, sem demora, a parte dele e a de Pedro. Jesus nos deixou esse belo exemplo.  Claro, esse não era o imposto dos romanos que as pessoas pagavam de má vontade, com toda razão. Era a contribuição que cada judeu fazia anualmente para o Templo de Deus. A moeda do imposto foi encontrada por Pedro na boca de um peixe – um sinal de que a Providência Divina nos mostra os meios, quando agimos de boa vontade nessa matéria.  O compromisso do povo de Israel é nosso também: “Nunca nos descuidaremos da Casa de Deus”.
O mestre de vocês não paga o imposto do Templo? (Mt 17, 24).
Vamos acolher a Palavra com uma prece
Senhor Jesus,
Que bom exemplo nos deste: mesmo sem te sentir obrigado, mandaste pagar a taxa anual do Templo. E mostraste que a mesma Providência Divina nos surpreende no cumprimento desse dever de todo filho da Igreja. Abençoa, Senhor, o serviço generoso de tantos irmãos e irmãs nas pastorais, no serviço da caridade, na animação das celebrações, no cuidado com nossas Capelas, Igreja e Templos.  Abre, Senhor, o nosso coração para sermos sempre mais responsáveis e generosos no cuidado com a tua Casa.  Abençoa, Senhor, a luta desta semana que está começando. Conforta os doentes. Encoraja os desempregados. Consola os tristes. A todos, abençoa com a tua paz e com o teu amor. Amém.

Pe. João Carlos Ribeiro – 13.08.2017

Comentários

  1. Amém! Muito bom esse texto como catequese para incentivarmos a devolução do dízimo em nossas paróquias! Paz e bem...🙏🕊️❤️

    ResponderExcluir
  2. Amém. Que Deus nos ajude a sermos mais gratos a Deus e que possam lembrar de doar um pouco, em forma de doação em trabalho, moeda à sua casa sagrada.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Semana Santa nas escolas

SALESIANOS DE DOM BOSCO | PADRE JOSÉ FERREIRA 9.0