Recife//Campanha de estudos envolve participação dos pais

Organizar os materiais no dia anterior, realizar as tarefas de casa, pensar no local, no tempo e no horário de dormir mais adequados são predisposições fundamentais, que precisam da intervenção da família para o bom rendimento escolar das crianças. Nessa perspectiva, a campanha de estudos iniciada nesta segunda-feira (23) no ensino fundamental I (2° ao 5° ano) aponta como uma das principais metas o envolvimento dos pais na vida escolar dos seus filhos.
Baseada em estudos que mostram a importância da quantidade e da qualidade do sono na capacidade de aprendizagem das crianças, Isabel lembra aos pais que dormir bem não serve apenas par descansar o corpo e a mente. Por isso, inicialmente, deve-se garantir que as crianças tenham uma boa noite de sono para consolidar o que foi aprendido durante o dia.
Para Isabel Pena, psicóloga do setor, o exemplo dos pais é a principal maneira de valorizar o estudo e a leitura, criando o interesse e o gosto das crianças. “São atitudes simples do dia a dia que fazem a diferença na formação dos filhos”, afirmou. Conforme a psicóloga, os pais devem ficar atentos para colaborar com o cumprimento das normas estabelecidas pela escola, das atividades escolares, do estudo domiciliar, além do horário de dormir.
Entre outras indicações, Isabel Pena acrescenta que o acompanhamento do desenvolvimento dos filhos na escola pode ser feito sempre que necessário, jamais deixando de participar das atividades planejadas às famílias pela escola (reuniões, plantões pedagógicos, festas). Além disso, “Os pais podem criar um horário para estudar e ler em família, despertando o gosto, como também o hábito por essas atividades”, sugeriu.
De acordo com a psicóloga, qualquer dificuldade que aparecer na vida de estudos dos filhos, os pais devem orientar e auxiliá-los, mas nunca fazer as lições por eles. “Se estimuladas a pesquisar e descobrir as respostas por conta própria, as crianças aprendem a ser autônomas nos estudos”, garantiu Isabel.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Semana Santa nas escolas

SALESIANOS DE DOM BOSCO | PADRE JOSÉ FERREIRA 9.0