Colonias de férias movimentaram mês de janeiro

A Pastoral Juvenil da Inspetoria Salesiana do Nordeste do Brasil (BRE) vem, desde 2005, mobilizando espaços e voluntários para este tipo de atividade em várias cidades do nordeste, com as chamadas “Colônias de Férias Salesianas". Em 2015,  26 comunidades de 16 cidades (6 estados) da região aderiram ao projeto.
            Anualmente, é  elaborada uma cartilha , que traz desde encontros para formação de animadores até sugestões de atividades, orações, reflexões e desenhos para colorir. Este ano, inspirados no bicentenário de Dom Bosco,  o tema geral desenvolvido foi “Sem fronteiras, um só coração”. O material traz a história de Dom Bosco e a expansão do carisma salesiano a partir do seu viés missionário, desde Valdocco chegando aos cinco continentes, como afirma padre Eudes Barreto, delegado para a Pastoral Juvenil (PJ). “Sem Fronteiras é um apelo a ultrapassar e vencer as dificuldades para levar o anuncio da Boa Nova ao mundo, imbuídos pelo 'um só coração' que nos une em torno da mesma missão”.
A proposta proporciona a centenas de crianças e adolescentes, principalmente de baixa renda, a oportunidade de vivenciar, durante o recesso escolar, atividades de caráter cultural, de lazer  e claramente pastoral. É a atividade que acre as portas para outros eventos e trabalhos no decorrer do ano. Muitas das crianças, adolescentes e jovens que participam depois se engajam em grupos, entram para o oratório e especialmente depois procuram a catequese
As cidades que realizaram Colonias de Férias Salesianas este ano foram: Aracaju, Areia Branca, Abreu e Lima (Caetés), Gravatá, Jaboatão (Curado e Colonia Salesiana), Juazeiro do Norte, Lagoa do Oiteiro, João Pessoa, Lajedo, Maceió, Matriz de Camaragibe, Moreno, Natal, Petrolina e Serra do Mel.

Vejamos aqui alguns relatos:

Gravatá- PE
Aconteceu entre os dias 05 e 11 de janeiro de 2015  no distrito de Uruçu Mirim -  Gravatá/PE,. A colônia de férias teve a participação dos Salesianos J. Geraldo (Pós-noviço) Enéas e Marcelo (Teólogos), além dos pré-noviços Alex e Pedro, junto com um grande número de animadores do local,  que manifestaram a alegria do protagonismo juvenil, na comunidadeda Capela do Divino Espírito Santo, com o apoio do vigário paroquial,  Pe. Edmilson.
Foi trabalhada a temática proposta pela Pastoral Juvenil Salesiana do Nordeste - Sem fronteira, um só coração, onde as crianças puderam aprender sobre os continentes e da historia de Dom Bosco que até então não era conhecido pela comunidade, visto que não são uma paróquia salesiana. Uma das músicas que as crianças puderam aprender e fez sucesso foi; “Dom Bosco sem fronteiras”.
 Os jovens no geral puderam se deliciar todos os dias com lanches doados pela população local. Durante a noite, foram realizados outros momentos complementares com adolescente, jovens e crianças entre eles: missa, terço, adoração e filme de D. Bosco. Despertamos o carisma Salesiano nos jovens a devoção mariana e o desejo de caminhar juntos testemunhando a fé em Jesus Cristo do jeito de Dom Bosco. Foi de fato, uma verdadeira atividade missionária.
José Geraldo, SDB


Matriz de Camaragibe/AL
Desde o mês de outubro passado (23/10/2014), os Salesianos, os jovens da Paróquia Senhor Bom Jesus, inseridos na AJS local, Catequistas, Salesianos Cooperadores e voluntários do Centro Juvenil Dom Bosco estiveram se reunido em preparação da já tradicional Colônia de Férias de Matriz de Camaragibe.
Não se tem com precisão qual a edição exata desse ano, porque já bem antes da Inspetoria Salesiana do Nordeste lançar oficialmente essa proposta, a Colônia de Férias já acontecia há décadas, por iniciativa dos salesianos que residiram aqui.
Com média de 350 inscritos (idade entre 5 e 18 anos), a Colônia desse ano começou dia 05/01 e foi até o dia 16/01. Ela aconteceu todas as tardes, das 13:30 às 16:30, no CJDB (Centro Juvenil Dom Bosco).
Esse ano destacou-se o progresso e crescimento no todo da Colônia de Férias enquanto estrutura de organização interna e número de pessoas que se inscreveram e inclusive que vieram ser animadores: cerca de 60, por exemplo.
Não falamos apenas de números, mas na qualidade mesma dessa Colônia de 2015. Vejamos o depoimento que segue da jovem Lívia Kelly (16) - à esquerda, com camiseta azul na foto 1 -  que até o ano passado, desde a sua infância participou do CJDB como oratoriana, mas esse ano decidiu ser animadora da Colônia de Férias, como coordenadora da Oficina de Futebol Feminino. Quando perguntamos sobre as suas impressões desse ano da Colônia de Férias, ela nos disse:
“É boa, porque estou passando o que eu aprendi aqui. Tem uns jovens que fazem muitas coisas erradas e se eles estão aqui dentro, evitamos que eles façam essas coisas. Sinto-me feliz em poder ajudar.”
Pode-se conferir mais fotos na página oficial do Centro Juvenil Dom Bosco: www.facebook.com/cjdb.al
Equipe de Comunicação Local

Areia Branca/RN
De 12 a 17 de Janeiro a Paróquia Nossa Senhora da Conceição realizou mais Colônia de Férias para a alegria da criançada. Neste ano, foram sete comunidades, tendo como o local base o Centro Juvenil Dom Bosco. Durante a realização as crianças puderam participar de brincadeiras, atividades recreativas e ainda conhecer um pouco mais da vida de Dom Bosco, em especial o momento que estamos vivendo, o seu Bicentenário. Em média participaram 700 crianças entre todas as comunidades. A Paróquia em 2016 objetiva abranger um número maior de comunidades para alcançar outras crianças de bairros mais distantes.

Thomas Magnum
Natal – Gramoré /RN

O Centro Educacional Dom Bosco está realizando a Colônia de Férias 2015, sobre o tema: Sem fronteiras, um só coração, no período de 19 de janeiro à 06 de fevereiro de 2015, coordenada pela Equipe do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – SCFV. O objetivo da Colônia de Férias é promover durante o recesso escolar mais uma oportunidade para as crianças e adolescentes participarem de atividades socioculturais e esportivas, tendo em vista que funcionarão diversas oficinas como: Artesanato, Capoeira, Desenho, Teatro e Malabares, Pintura de rosto, Estética e Beleza, Música, Rodas de leituras, Escolinhas de Tae Kwon Dô, Futsal, Volei e Futebol de Campo.
No período de 19 à 30 de janeiro, no horário das 13h30min às 17h, as atividades serão realizada, A Colônia de Férias foi realizada de forma descentralizada, simultaneamente em 06 (seis) locais do bairro:  Escola Municipal João Paulo II, em Nova Natal;   Escola Lourdes Godeiro, no Sítio Gramoré; Capela de São Simão, no Conjunto Pajuçara I; Capela São Domingos Sávio e Bem Aventurada Laura Vicuña, no Conjunto Pajuçara II;  Capela de Santo Expedito, no Loteamento Câmara Cascudo;  Capela de Nsª Srª do Rosário, no Loteamento José Sarney; Comunidade de São Mateus.  Já nesta semana, de  02 à 06 de fevereiro, esté sendo realizada no Centro Educacional Dom Bosco – CEDB, com o horário diferenciado das 7h30 às 11h para atender os adolescentes e das 13h30 às 17h para as crianças.
CEDB

JUAZEIRO DO NORTE /CE – Horto do Padre Cícero

A Colônia de Férias no Horto aconteceu entre os dias 11 e 18 de janeiro. Juntamente com a proposta da pastoral juvenil salesiana refletimos o tema SEM FRONTEIRAS, NUM SÓ CORAÇÃO, com a finalidade de apresentar as nossas crianças a riqueza de fazer parte da grande família Salesiana espalhada em todo mundo.
Este ano contamos com 200 participantes entre crianças e jovens. Logo no início da tarde, a oraçã oao estilo salesiano (“boa tarde”) acontecia na na Igreja do Bom Jesus do Horto, seguidos de momento de animação. Logo após, todos eram convidados a se dirigirem para suas oficinas. Para concluir bem o dia era oferecido um lanche reforçado,  todos doados pelos benfeitores do oratório do Horto. Agradeçamos a Deus por mais uma vez ter nos proporcionado a graça de estarmos colaborando na vida de cada criança e jovem e pelos jovens animadores que procuraram dar o melhor de si para o bom desenvolvimento em nome da missão.  
Marcones da Silva Nascimento (Aspirante Sdb)

JUAZEIRO DO NORTE /CE - Betolândia
           
Realizou-se de 04 a 11 de janeiro de 2015 mais uma edição das Colônias de Férias da Comunidade Salesiana de Juazeiro do Norte-CE, trabalhando a temática Sem Fronteiras: Um Só Coração, celebrando o ano do Bicentenário de Dom Bosco. Desta vez o projeto também foi desenvolvido no Bairro Betolândia, local onde existe um oratório fixo sob a responsabilidade do Cooperador Salesiano Dr. Lázaro e contou com a colaboração da Articulação da Juventude Salesiana (AJS) de Juazeiro do Norte-CE. A iniciativa contou com  total apoio do diretor salesiano no Juazeiro, P. José Pereira, e reuniu 20 animadores, coordenados por Claryce Silva e Claudio Júnior e por colaboradores do oratório local. Também estiveram À frente das atividades os Assistentes Renato Jorge e Jefferson, o Noviço Daniel Pereira, os Pré-Noviços Lucas e Welignton e os  Aspirantes Carlos Eugênio, Daniel Monteiro e Marcones Silva.
O publico médio diário de crianças e adolescentes, esteve em torno de 150 participantes  aos quais foram oferecidos animação, Boa Tarde, teatro, oficinas (de dança, recreação, violão, pintura e origame, brincadeiras, jogos esportivos, gincanas), momentos de oração. Ao final de cada dia foi servido um lanche encerando as atividades diárias. A Colônia teve grande êxito nos trabalhos desenvolvidos tanto pela participação dos jovens em sua execução como pela participação das crianças e adolescentes deste bairro.    
Por: Daniel Monteiro dos Santos (Aspirante sdb)


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Semana Santa nas escolas

SALESIANOS DE DOM BOSCO | PADRE JOSÉ FERREIRA 9.0