RECIFE// Projetos que ajudam na aprendizagem

Projeto incentiva alunos a estudar com entusiamo

Alunos do ensino médio tem um motivo a mais para estudar em 2015. Pelo menos é isso que pensa a pedagoga Roselis Alves, que durante este ano está colocando em prática o projeto “Estude com entusiasmo”, tema da campanha de estudos. Para tanto, a orientadora educacional trabalhará com todas turmas (1ª, 2ª e 3ª séries) temas como  o entusiasmo, interesse, vontade, perseverança, bons hábitos e as diversas profissões.
Para Roselis Alves, existe uma boa relação entre todos esses temas e os bons resultados, pois quando se tem interesse claro por uma área como música, engenharia, ciência, ou relações internacionais, por exemplo, nos envolvemos mais com ela, aumentando o entusiasmo, nos envolvendo com nosso objetivo.
De acordo com a orientadora,  estudar com entusiasmo é uma determinação interior, é uma capacidade de cumprirmos o que nos propusemos a realizar. “Esta determinação interior nos fará resistir a condições desfavoráveis ao estudo, como o cansaço, o sono e o desânimo”, relatou Roselis. Já a perseverança se refere a resistência, a manter-se nos estudos até o fim do tempo programado, para atingir os resultados almejados. “Significa não desistir”, reforçou.
Com todos esses sentimentos bem trabalhados e o cumprimento de um horário de estudos, cria-se um hábito, isto é, o costume de se fazer algo de modo bem natural, sem precisar de uma ordem mental. “O hábito gera dependência. Quando, por qualquer motivo, se interrompe a rotina do hábito, a pessoa experimenta a sensação incômoda de que alguma coisa está lhe faltando”, concluiu a orientadora educacional.

Projeto Cine Salé exibe “Escritores da Liberdade”

Com a proposta de usar o cinema para aprofundar estudos realizados em sala de aula, aconteceu nesta quinta-feira (12),  a primeira sessão do Cine Salé, que exibiu o filme “Escritores da Liberdade”, de Richard LaGravenese. Sob a orientação de Synara Vilar, professora de Língua Portuguesa dos 8°s anos, os estudantes assistiram ao filme no auditório João Paulo II, de olho na atividade iniciada em sala de aula, cujo tema é “cartas do leitor”.
No telão, os alunos acompanharam a história de uma jovem e idealista professora, que chega a uma escola de um bairro pobre, que está corrompida pela agressividade e violência. De acordo com Synara, com a exibição do filme, os alunos absorvem conteúdos vivenciados pelos jovens personagens, como a rebeldia e a falta de vontade de aprender, além da constante tensão racial presente entre eles.
A partir do referencial do filme e da própria vida, além de aprofundar a aprendizagem sobre os temas debatidos em sala, os alunos poderão falar e escrever cartas sobre suas complicadas vidas, como acontece na história, quando os personagens partilham com Gruwell, a professora do filme, que lança mão de métodos diferentes de ensino para transformar o ambiente da escola e, aos poucos, resgatar, nos jovens, a confiança neles mesmos, aceitando mais os novos conhecimentos e reconhecendo valores como a tolerância e o respeito ao próximo. O projeto acontece uma vez a cada mês, com turmas diferentes do ensino fundamental II (6° ao 9° ano)

Por: Manoel Moura / Coordenação de Comunicação Salesiano Recife

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Semana Santa nas escolas

SALESIANOS DE DOM BOSCO | PADRE JOSÉ FERREIRA 9.0