RECIFE// Colégio Salesiano no clima do carnaval: Atividades nos pátios, nos bons dias e nas ruas

La Ursa invade pátio e corredores do Salesiano Recife

Alunos do 2° ano do fundamental I  deram seu grito de carnaval nesta quinta-feira (12), levando para o pátio do colégio uma a tradicional brincadeira do carnaval de Pernambuco conhecida com o nome de “La Ursa”. Com origem em antigos costumes trazidos ao Brasil pelos imigrantes italianos, a “La Ursa” animou o recreio da garotada e realizou um desfile pelos principais corredores da escola. A apresentação faz parte do primeiro conteúdo estudado nas aulas de Educação Física, que são ministradas pela professora Gercina Rocha. 

Durante a brincadeira, que foi composta por 2 personagens, o urso (Gercina Rocha) e o domador (Sheila Patrícia), que usava uma chapéu para arrecadar moedas da plateia, as crianças batiam em latas, encorajando o público a doar uns trocados para se livrar logo da “orquestra barulhenta”, que segue seu caminho junto ao urso, gritando “A La Ursa quer dinheiro, quem não dá é pirangueiro”. A brincadeira só terminou quando todos exaustos de brincar, ouviu o toque para o retorno as suas salas de aula.



Marchinhas dão o ritmo do bom dia na Educação Infantil

Com o objetivo de manter a tradição das marchinhas, as crianças do maternal, do Infantil, do Infantil I e do 1° ano deram seu grito de carnaval nesta quarta-feira (11) e quinta-feira (12), dando o ritmo do bom dia na educação infantil e desfilando pelos corredores do Salesiano Recife. Fantasiados de super-heróis, piratas, vampiros, passistas de frevo, pierrot e columbinas, os pequenos foliões fizeram o publico sair do chão e pular de alegria.

Durante as apresentações, que contaram com uma grande plateia de pais e familiares, as crianças do mostraram que aprenderam muito bem a lição sobre a Marcha de Carnaval, ensinadas pelas professoras. Na oportunidade, educadoras e familiares dos estudantes puderam perceber a importância das aulas para o resgate de elementos musicais, fundadores do carnaval brasileiro. 

A Marcha de Carnaval, também conhecida como "marchinha de carnaval", é um gênero de música popular que foi predominante no carnaval brasileiro dos anos 20 aos anos 60 do século XX, altura em que começou a ser substituída pelo samba enredo em razão de que as escolas de samba não queriam pagar os altos preços cobrados pelos compositores musicais.

Apesar dessa tentativa de esquecimento, as professoras mostraram com esse desfile, que, no Colégio Salesiano Recife, os blocos carnavalescos infantis, que anualmente desfilam durante o carnaval continuam, a cada ano, tentando difundir novas marchinhas e reviver as antigas. 


SALÉ FOLIA NAS RUAS AO REDOR DA ESCOLA 

Nesta sexta-feira (13), o bloco Salé Folia da Comunidade Salesiana – Colégio e Faculdade -  tomou as ruas do bairro da Boa Vista, no Recife, levando muita alegria e irreverência aos curiosos que assistiam nas calçadas. 

A alegria ficou por conta do grupo do Palhaço Chocolate, de Fabinho e Orquestra, além dos foliões que deram seu grito de carnaval, motivados pelo tema “Sale Frevo e Folia, irradiando energia”. A irreverência da festa de momo se fez presente nas fantasias que pais, alunos e professores vestiram para dar originalidade a festa, que está completando seu 5° ano de história com  a festa mais popular da cultura pernambucana e brasileira. 

Durante todo percurso do Salé Folia, o boneco gigante de Dom Bosco puxava o bloco ao lado do estandarte, que representava a escola e a faculdade, reforçando, desse modo, a tradição e a força no ensino de qualidade da Comunidade Salesiana no Recife.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Semana Santa nas escolas

SALESIANOS DE DOM BOSCO | PADRE JOSÉ FERREIRA 9.0