RECIFE// Aula no laboratório promove visualização dos conceitos discutidos em aula teórica

As aulas de Ciências são geralmente trabalhadas de forma teórica devido a falta de materiais pedagógicos, o que as torna cansativas e desinteressantes para o aluno acostumado a utilizar celulares, computadores e DVDs.  Cabe a escola e ao professor competir com toda essa tecnologia para despertar no aluno o interesse pelo seu conteúdo.
Partindo desse pressuposto, nesta quinta-feira (19), o professor de ciências do ensino fundamental, Rafael Andrade, levou os alunos do 8° ano às modernas instalações de um dos 3 laboratórios do colégio para ilustrar as aulas teóricas que ministrou em sala de aula. O objetivo da aula foi observar através do estereoscópio placas de petri com fungos e identificar suas diversas formas.  
Conforme o professor de Ciências, Rafael Andrade, após a abordagem teórica em sala, a aula prática é imprescindível para uma compreensão completa do assunto. “Nas aulas os alunos são desafiados a observar, identificar e desenhar as placas encontradas. No laboratório a aprendizagem se completa pela experimentação”, afirmou. Para o professor, aprática promove a visualização dos conceitos explicados e discutidos em aula teórica. Fator este importante, uma vez que as ciências naturais muitas vezes se tornam distante do universo do aluno, por ser difícil de visualizar.
Maria Carolina, aluna do 8° A, também reforça as vantagens das aulas no laboratório. “É que vendo pelos equipamentos ultramodernos que o colégio dispõe, podemos entender, na prática, o que estudamos teoricamente em sala”, acrescentou a estudante.  Na opinião de Manoel Andrelino ( 8° A), a aula prática é determinante para a aprendizagem. “Aqui a gente aprende fazendo experiência com instrumentos modernos. Essas ferramentas nos ajuda a mergulhar no misterioso mundo da ciência”, concluiu o jovem. 



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