PARNAMIRIM // Projeto do SOE fortalece parceria entre escola e pais

Pais e educadores estiveram reunidos nesta quinta-feira (21) para tratar de assunto muito importante para a escola e família: o processo de aprendizagem. Promovido pelo Serviço de Orientação Educacional e pelo setor de psicologia, o Projeto Escola Espaço para Pais tem o objetivo de fortalecer a parceria entre as duas instituições e trazer temas relevantes relacionados à educação. Nesta edição do 2º trimestre, o palestrante convidado foi o psicopedagogo, mestre em educação, Nery Adamy Neto, que apresentou aos pais o tema “Transtorno, cérebro e aprendizagem – adaptar-se para aprender” . 
              
A programação do evento foi iniciada com um momento oracional, conduzido por Padre Nunes. A temática da reflexão foi a família. “Uma sociedade feliz só será possível se copiarmos o modo de vida da família de Nazaré: com fé, trabalho e amor”. Padre Nunes ressaltou a importância do papel da família para a formação integral do jovem.

Após a apresentação da equipe pedagógica, teve início a palestra do professor Nery Adamy. Ele falou sobre as diferenças entre dificuldade de aprendizagem, transtorno e distúrbio e sobre os fatores biológicos, externos e ambientais que impedem a criança de aprender. Os pais também foram orientados sobre como lidar com determinadas situações e identificar sinais que podem indicar transtornos de aprendizagem.

“Cada aluno aprende de uma forma diferente. Às vezes, a solução para uma dificuldade é apenas uma aula de reforço. Já nos casos de transtornos, o tratamento deve ser feito com especialistas. É preciso saber administrar e adaptar-se às necessidades específicas”, afirmou o psicopedagogo durante a palestra.

A próxima edição do projeto está prevista para o 3º trimestre. Segundo a orientadora educacional Janaína Pontes, os temas são definidos a partir das demandas existentes na própria escola. “O objetivo do Escola Espaço para Pais é intensificar a participação dos responsáveis na dinâmica escolar dos seus filhos e alcançar as necessidades específicas dos alunos através dos temas que são trabalhados”, explica.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Semana Santa nas escolas

SALESIANOS DE DOM BOSCO | PADRE JOSÉ FERREIRA 9.0