SALVADOR, Colégio Salesiano Dom Bosco | Semana do Meio Ambiente
Imagem: Divulgação |
O trabalho de educação ambiental é desenvolvido no Colégio com o compromisso de estimular a consciência crítica dos estudantes em prol do desenvolvimento sustentável. Essa é uma iniciativa que acontece durante todo ano letivo, com diferentes atividades.
O coordenador do Departamento de Educação Ambiental (DAE), Milton Nascimento, destaca que a iniciativa do colégio tem “o objetivo de possibilitar a formação da consciência ambiental a partir da mobilização e chamar atenção de todos os alunos e educadores sobre o meio ambiente no sentido de que ele não tem apenas aspectos físicos, biológicos, ecológicos e geográficos, mas principalmente sócio-cultural-político-econômico permanentemente em mudança, onde o ser humano se encontra inserido", esclarece.
Recicláveis. O ensino sobre materiais recicláveis teve culminância na Semana do Meio Ambiente, com a exposição de objetos como poltronas, luminárias e mesas confeccionadas pelos estudantes, com o apoio dos professores e da equipe de marcenaria e a utilização da técnica papietagem (forro com papel).
Trilha. A Trilha Ecológica “Dom Bosco” está em uma área de Mata Atlântica localizada dentro do colégio, aberta no meio de uma área de 2 mil metros quadrados de área verde preservada que também abriga um pequeno riacho.
Ela foi sinalizada com placas com informações sobre as espécies vegetais e animais da Mata Atlântica, sendo a locomoção pela mesma facilitada por escadas e pontes de madeira e cordas de apoio.
O local será objeto de estudo dos estudantes da escola, orientados por uma equipe multidisciplinar de professores, especialmente, nas aulas de educação ambiental. O espaço conta com quatro estações, sendo uma geográfica e outra biológica, e mais uma central e outra de gerenciamento.
A trilha é um verdadeiro “laboratório” na natureza, para constatação de temas abordados na Sala Verde. Disponibilização de mudas de plantas, compostagem e trabalho de identificação de espécies vegetais e animais, além da instalação de um pluviômetro destinado para a verificação do controle do excesso de água da chuva no solo são alguns dos recursos e atividades disponíveis.
Selo ambiental. Desde o ano de 2010, ações de educação e reestruturação são desenvolvidas em passos programados para que a instituição se torne, em um curto espaço de tempo, o primeiro colégio da Bahia a ter a Certificação Ambiental.
Por Gigliola Sena
Comentários
Postar um comentário