Temporada de Feiras científicas e culturais nas escolas

Desde o final do mês de outubro, várias escolas salesianas da nossa região vem desenvolvendo atividades interdisciplinares que favorecem do desenvolvimento da criatividade, da capacidade inventiva, conhecimento de temas atuais e a aprendizagem cultural e científica, denominadas exposições ou feiras. O momento também permite interação da família e amigos com o ambiente escolar.
Vejamos aqui  as notícias das escolas salesianas de Recife e Parnamirim:

Recife: Feira de Ciência desperta a criatividade e inventividade dos alunos

“Ciência, arte e tecnologia: Energia que alimenta o mundo”, tema da Feira de Ciência, movimentou o Salesiano nesta quinta-feira (22). O objetivo principal do evento é promover o desenvolvimento da criatividade e da capacidade inventiva e investigativa dos estudantes, para despertar vocações e incentivar a pesquisa na escola. A abertura oficial foi feita com o hasteamento das bandeiras do Brasil, Pernambuco e dos Salesianos. Padre Raimundo Nonato, diretor do colégio, deu por iniciada a feira, ressaltando a importância da energia e do conhecimento para a  vida.

Na oportunidade, foi possível perceber o incentivo dado pela escola para o desenvolvimento do conhecimento científico, no planejamento e na execução de projetos por estudantes e professores. A feira também é uma vitrine para divulgar o avanço científico-tecnológico educacional alcançado pelo colégio no que se refere às habilidades e atitudes investigadoras dos alunos. Com a feira, valoriza-se os aspectos qualitativos da produção científica e fortalece os vínculos entre a escola e comunidade educativa, por meio da produção científica de estudantes.
Em cada stand era possível observar a exposição de pesquisas e experimentos apresentados com muita organização, beleza material e visual, como também muito em informações. Hoje em dia quase todas as instituições de ensino fazem uso das “Feiras de Ciência” onde, não podemos negar, são divulgados vários experimentos estimulando com isso o intercâmbio de conhecimentos entre instituições escolares e em consequência o progresso na área científica, incentivando o jovem estudante e estimulando o nível de rendimento escolar.
Além dos pais e outros familiares dos alunos, visitas ilustres marcaram presença na Feira de Ciências, como os jovens do Movimento Pró-Criança e o artista plástico, Rafa Mattos, e Luiz Carlos Rodrigues, gerente de comunicação da Petrobrás na refinaria Abreu e Lima. Eles contribuiram de alguma forma para o sucesso do evento científico. 
Veja álbum de fotos no site da escola

Parnamirim/RN: Mostra Cientifico-Cultural



Colocar em prática os conceitos e teorias aprendidos em sala de aula é uma experiência muito enriquecedora e importante para aquisição do conhecimento e ampliação do processo de aprendizagem. Diante desta significação, a unidade Dom Bosco do Colégio Salesiano realizou na última sexta-feira, dia 06, a edição 2015 da Mostra Científico-Cultural. Os segmentos, do Fundamental Anos Iniciais ao Ensino Médio, expuseram suas propostas desenvolvidas ao longo deste ano.

A abertura do evento aconteceu na quinta-feira (05) com a apresentação do projeto “Rap Música Social” que envolveu os alunos do ensino médio numa proposta interdisciplinar de construção de músicas de apelo social que buscam despertar o senso crítico dos estudantes. Dezoito grupos se apresentaram no auditório do colégio, e seis foram eleitos os melhores e ganharam como premiação um dia de lazer na Vivenda do Colégio.

A exposição oficial dos trabalhos aconteceu na sexta-feira (06). Durante todo o dia, alunos, pais, familiares e comunidade educativa circularam pelos estandes dos projetos que abordaram temas diversos como: Bicentenário de Dom Bosco, cultura africana, estudo das fábulas, jogos matemáticos, robótica educacional, dentre outros.



O encerramento aconteceu no auditório da unidade com uma encenação teatral e reapresentação dos grupos de rap vencedores. A cada ano, alunos e educadores empenham-se em oferecer projetos diferenciados e abrangentes onde teoria e prática complementem-se.


Fonte: Coordenação de comunicação das escolas

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Semana Santa nas escolas

SALESIANOS DE DOM BOSCO | PADRE JOSÉ FERREIRA 9.0